100 detentos recebem extinção da pena com indulto, após mutirão

04/05/2015 11h08


Fonte Cidade Verde

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJosé Vidal de Freitas Filho(Imagem:Divulgação)José Vidal de Freitas Filho

A Vara de Execuções Penais de Teresina concedeu a extinção de pena a 100 detentos após analisar processos e pelo menos mais dois mil aguardam análise das ações. A extinção da pena, nestes casos, também chamado de indulto natalino e é concedido em Decreto pelo Presidente da República.

“O indulto é um costume brasileiro que ocorre há mais de 50 anos. No Natal, o presidente concede o indulto, mas o poder judiciário no ano seguinte tem que analisar cada processo pelo tipo de crime e o tempo de prisão para que os presos tenham direito. E é isso que estamos fazendo”,
declarou o juiz José Vidal de Freitas Filho, titular da Vara de Execuções Penais de Teresina.

O mutirão do indulto analisa os processos do Decreto nº 8.380, de 24 de dezembro de 2013, da Presidência da República Indulto de Natal. “Já concedemos 100 indultos e ainda temos cerca de dois mil para analisar, por isso os trabalhos ainda devem durar uns dois meses”, acredita o magistrado.

A análise conta com a participação da defensora pública Glícia Rodrigues Batista Martins e do promotor de justiça João Pereira da Silva e é coordenado pelo desembargador Erivan José da Silva Lopes, dentro do Plano de Trabalho do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: dois, indulto, analisar