Imepi Itinerante amplia fiscalização e reforça defesa do consumidor no interior do estado
02/01/2026 10h38Fonte Governo do PiauÃ
As ações voltadas à proteção do consumidor e ao equilíbrio das relações de consumo foram fortalecidas no Piauí com a expansão do programa Imepi Itinerante, projeto do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) que leva equipes de fiscalização a cidades distantes da capital e de difícil acesso, onde a presença do órgão é essencial.Em 12 edições realizadas em 2025, o programa visitou municípios como Caridade do Piauí, Canavieira, Pedro II, Uruçuí e Canto do Buriti. Mais de 4.000 instrumentos foram vistoriados nessas visitas, resultando na regularização de centenas de balanças e bombas de combustíveis.
No povoado Agrovila, zona rural de Uruçuí, o agricultor Daniel Vilarinho, 43 anos, contou como a chegada do Imepi mudou a dinâmica local.
“A gente vendia milho e feijão na feira e dependia da balança. Depois que o Imepi veio, três balanças foram reprovadas. A gente nem imaginava que tinha problema. Agora, tudo está mais correto e ninguém sai prejudicado”, relatou o agricultor.
Imagem: Ascom Imepi
Em 12 edições realizadas em 2025, o programa visitou municípios como Caridade do Piauí, Canavieira, Pedro II, Uruçuí e Canto do Buriti.
Em 12 edições realizadas em 2025, o programa visitou municípios como Caridade do Piauí, Canavieira, Pedro II, Uruçuí e Canto do Buriti.Além da fiscalização, a programação da ação conta com serviços jurídicos, renegociação de multas e débitos, ouvidoria, palestras, orientações para o público em geral, verificações em taxímetros, cronotacógrafo e esfigmomanômetros (aparelho medidor de pressão arterial), além de um caminhão com diversos serviços do Procon-PI, reforçando a defesa do consumidor, com atendimentos para moradores referentes às atualizações de energia, água, empréstimos, cartão de crédito e compras online.
De acordo com a coordenadora do projeto e procuradora-chefe do Imepi, Jéssica Fortes, o projeto também realiza ações educativas, orientando comerciantes e consumidores sobre boas práticas, regras de metrologia e como manter os instrumentos dentro dos padrões exigidos. “O Imepi Itinerante aproxima o órgão da população. Nossa missão é garantir direitos mesmo onde há pouca estrutura”, explicou a gestora.
Imepi ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social
Além de aproximar a população dos serviços ofertados pelo órgão por meio do Imepi Itinerante, o Instituto de Metrologia ajudou famílias e projetos sociais por meio de doações de produtos aprovados nos testes laboratoriais do setor de pré-medidos. Foram doados itens alimentícios aptos para consumo, além do material de higiene pessoal, como arroz, açúcar, ovos de Páscoa, achocolatado, feijão, leite, copos descartáveis, cremes, café, massa para cuscuz e bolo, biscoitos e temperos.
Entre as instituições beneficiadas, estão a Associação de Esportes GHC, o Instituto Social Mandu Ladino, a Campanha SOS Picos, a Casa Frederico Ozanam e o Lar Flores de Maria.
De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, ao realizar a doação de alimentos aptos para consumo, o órgão cumpre com sua missão social. “Todos os meses nós realizamos a doação de produtos aptos para consumo para uma instituição beneficente do Piauí. Esses itens foram coletados durante as fiscalizações, periciados no laboratório e são repassados com anuência do fabricante para projetos sociais cadastrados. Assim nosso órgão ajudou quem tanto precisa de cuidados”, finalizou o gestor.










