W. Dias vai renovar decreto de isolamento social nesta segunda-feira

21/06/2020 15h25


Fonte Meio Norte

Imagem: ReproduçãoW. Dias vai renovar decreto de isolamento social nesta segunda-feira(Imagem:Reprodução)
 O governador Wellington Dias vai renovar decreto de isolamento social nesta segunda-feira (22), mas vai ainda decidir se vai mudar ou não formato das restrições para reveter o aumento de casos confirmados e de mortes pela Covid-19, afirmou o coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, jornalista Alisson Bacelar.

Ele falou que o novo decreto do governador Wellington Dias, a ser assinado nesta segunda-feira, ainda não prevê a retomada das atividades econômicas e sociais porque ainda está ocorrendo o aumento de casos e mortes por Covid-19.

Na noite de sábado o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), informou que o Piauí tinha 14.264 casos confirmados e 485 mortes.

Há uma grande expectativa que com o aumento dos casos e das mortes por Covid-19 e o fato do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), ter sido testado positivo para coronavírus, o governador Wellington Dias venha a assinar decreto de lockdown em todo o Estado.

Firmino Filho fez a proposta para o governador Wellington Dias decretar lockdown por dez dias e, depois deste período, as atividades econômicas e sociais serem retomadas de forma segura e mais ampla.

"O governador Wellington Dias tem conversado com o prefeito Firmino Filho, mas não tem nenhum decisão tomada. A decisão vai ser tomada nesta segunda-feira feira, em reunião com o COE ( Comitê de Operações Emergenciais para a Covid-19)", afirmou o coordenador Alisson Bacelar.

Ele informou que o governador Wellington Dias se reuniu no domingo com o secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto, e com a equipe de médicos da Secretaria Estadual de Saúde para avaliar a situação de cada região em número de casos e de transmissibilidade , destacando que o índice de transmissibilidade no município de Parnaíba cresceu três vezes.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de sábado mostrou que Parnaíba (345 km de Teresina) tem 1.478 casos confirmados de coronavírus e 33 mortes pela doença.

"Quando um prefeito decreta a reabertura do comércio, quando revoga a decisão, o isolamento social nunca fica do mesmo jeito. Muitos estabelecimentos comerciais abrem de forma clandestina", declarou Alisson Bacelar.

Alisson Bacelar declarou que o aumento de morte por Covid-19 no Piauí é proporcional ao atual aumento de casos de coronavírus, mas o índice de letalidade, de 3%, um dos menores do país, continua o mesmo desde os primeiros óbitos pela doença no estado.

Ele relaciona o aumento de casos e mortes por Covid-19 no Piauí à queda dos índices de isolamento social no estado.

"Há uma proporção. Quanto menor o índice de isolamento social, maior o número de casos de Covid-19 e nós temos índices cada vez menores de isolamento social", afirmou Alisson Bacelar.