Sobe para 72 número de casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão

19/03/2020 09h29


Fonte Meio Norte

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSecretária da Saúde(Imagem:Divulgação)
A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) divulgou na noite desta quarta-feira (18) que subiu para 72 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no estado. Até o momento, não há casos confirmados da doença no estado.

Os pacientes suspeitos estão nos municípios de São Luís, Imperatriz, Duque Bacelar, Igarapé do Meio, São José de Ribamar e Bacabal. A secretaria afirma que eles estão sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

Segundo a SES, 20 casos foram descartados após resultado dos exames laboratoriais e 16 foram excluídos após a investigação apontar que não atendiam os critérios de definição de caso suspeito para COVID-19. Ao todo, 108 casos suspeitos já foram notificados no Maranhão e 36 foram descartados.

A SES informou que por conta de problemas no sistema do Ministério da Saúde, não foi possível contabilizar 68 amostras que foram coletadas no Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante, em São Luís.

O Centro de Testagem do Maranhão está recebendo a coleta de material para a realização de exames laboratoriais para COVID-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, estado, suspeitos