Sesc promove encontros para debater inovação digital em suas unidades

04/08/2022 14h06


Fonte SESC

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSesc promove encontros para debater inovação digital em suas unidades(Imagem:Divulgação)Sesc promove encontros para debater inovação digital em suas unidades

Uma das formas de alcançar os objetivos relacionados à aprendizagem dos estudantes e à promoção de uma educação qualitativa e equitativa é melhorar a qualidade do ensino, identificando a formação do professor como elemento-chave do aperfeiçoamento dos sistemas educacionais. Mais ainda, considerando a velocidade das transformações digitais da contemporaneidade, é urgente investir no desenvolvimento das competências digitais de todos, sobretudo dos educadores.

Pensando nisso, o Sesc realizará o projeto Incubadora de Cultura Tecnológica na Educação, visando aprimorar habilidades e competências digitais nos professores da educação básica do Sesc para desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem por meio do letramento digital; do incentivo do uso de tecnologias digitais inovadoras no processo de ensino e aprendizagem e do acompanhamento da implementação das tecnologias e metodologias apreendidas no percurso do programa.

O projeto prevê a realização de palestras e o compartilhamento de conteúdo que sensibilizem os educadores, para que estes possam ampliar seus conhecimentos sobre o uso das tecnologias na educação, favorecendo a implementação de projetos dessa natureza com seus estudantes. Estão previstas reuniões de mentoria que auxiliem os participantes a implementarem seus projetos. Ao final, os conteúdos das palestras, bem como a descrição dos projetos realizados nas escolas, serão compilados e publicados na revista Painel Rede.S.

Confira abaixo a programação das lives:

Cultura Digital na Educação

Palestrante: Mariana Ochs
10 de agosto de 2022
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)

Mariana Ochs é designer, jornalista e especialista em tecnologias na educação. Após trabalhar como diretora de arte em grandes editoras nos EUA, fundou o estúdio de design editorial modesign e o MídiaMakers – projeto de educação criativa com foco na capacitação de professores. É coordenadora do EducaMídia, o programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, e também Google Innovator e Trainer, atuando na formação de educadores e na aproximação entre a escola e a cultura digital. É co-autora do Guia da Educação Midiática, publicado em 2020. Em todas as frentes, busca explorar o papel da criatividade na educação e o uso ético e fortalecedor das mídias como forma de inclusão social e fortalecimento da democracia.

Pensamento Computacional e Tecnologias Digitais


Palestrante: André Raabe

17 de agosto de 2022
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)

Mini currículo da palestrante:

Doutor em Informática na Educação, pela UFRGS (2005), tendo realizado pós-doutoramento na universidade de Stanford (2016). É Bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT2). É mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2000) e graduado em Informática pela PUCRS (1996). É professor e pesquisador da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) onde Coordena o Programa de Pós-Graduação em Computação e atua no Mestrado e Doutorado em Educação. Coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e o Grupo de Informática na Educação da Univali. É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenou em 2017 uma comissão para elaboração de proposta da SBC para Computação na Educação Básica. É editor da revista International Journal on Computational Thinking. É membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação na Educação Brasileira. Desenvolve pesquisas sobre Educação em Computação, Pensamento Computacional, Movimento Maker, Software Educacional e Ambientes de Aprendizagem Inteligentes.

Educação Maker e Robótica ao alcance de todos

Palestrante: Débora Garofalo
24 de agosto de 2022
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)

Mini currículo da palestrante:

Débora Garofalo, formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora há 17 anos da rede pública de SP, idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata que se tornou uma política pública. Atualmente é Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Colunista da Rede Inovadora na Editora Moderna, colunista na Revista Educação e colunista na revista Mecatrônica. Autora do livro Almanaque de Robótica com Sucata pela Editora Moderna. Integrante da comissão de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo e Palestrante em grandes eventos Nacionais. Pelo trabalho realizado na Educação Pública, recebeu diversos prêmios importantes, entre eles: Professores do Brasil 2018, Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT 2019, Medalha de Pacificadores da ONU 2019, Medalha MMDC Núcleo Caetano de Campos 2022 e considerada uma 10 melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019, Nobel da Educação.

Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: programa, educa??o, inova??o