Seduc prevê retorno de 155 escolas; aulas presenciais iniciam amanhã (20)

19/10/2020 18h07


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoSeduc prevê retorno de 155 escolas; aulas presenciais iniciam amanhã (20)(Imagem:Reprodução)
 O secretário Estadual de Educação, Ellen Gera, confirma que pelo menos 155 escolas da rede pública de ensino deverão retornar com as aulas presenciais até o final do mês de outubro. A partir desta terça-feira (20), as escolas que tiveram os planos pedagógicos de prevenção ao novo coronavírus aprovados poderão iniciar as atividades presenciais.

O retorno às salas de aula será permitido aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e VII etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na rede estadual de ensino.

“Mais de 200 planos de escolas já estão sendo analisados pela equipe pedagógica da Seduc e a previsão é que 155 escolas da rede estadual retornem ainda esse mês. O retorno não será uniforme, já que as escolas têm realidades diferentes e algumas precisam de um pouco mais de tempo para adaptar espaços e adquirir EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A previsão é que tenhamos estudantes voltando para o chão de 71 escolas até o final desta semana”, diz Ellen Gera.

O secretário ressalta que a abertura das escolas acontecerá de maneira gradativa em respeito as medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.

“Nossa prioridade é garantir a segurança de todos e, por isso, vamos trabalhar com o modelo hibrido, com poucos estudantes em sala de aula e apenas naquelas escolas que tiverem condições de cumprir os protocolos, respeitando sempre o distanciamento, usando máscara, fazendo higienização das mãos e dos espaços e apenas nos municípios onde a epidemia estiver controlada e decrescente”.

Aulas remotas

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) destaca que a "retomada não é obrigatória aos alunos e professores, que continuaram tendo à sua disposição as aulas remotas. Para receber os estudantes, cada escola elaborou um plano de retorno, que foi enviado para a Seduc e deve ser cadastrado na Plataforma do PRO Piauí (propiaui.pi.gov.br)".

Adaptações

O secretário Ellen Gera explica que os gestores e funcionários das escolas passaram por capacitação para receber os alunos em segurança. Além disso, recurso no valor de R$ 4 milhões foi distribuído entre as escolas para adaptações e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

"Fizemos um repasse no valor de R$ 4 milhões para que as unidades sinalizassem os ambientes escolares e comprassem materiais de higiene necessários, como álcool em gel, sabonetes, máscaras, equipamentos para uso de álcool em gel e adequação de alguns espaços: instalação de pias na entrada e adequação de banheiros”, informa o secretário.

São Raimundo Nonato

Nesta primeira etapa, a Seduc também informou nesta segunda (19) que as escolas da região de São Raimundo Nonato não irão retornar com as aulas presenciais devido o aumento de casos da Covid-19. A Justiça Eleitoral suspendeu a campanha eleitoral em nove cidades da região. Além disso, o governo do Estado anunciou que 100% das vagas de UTIs (unidade de tratamento intensivo) do hospital regional, que atende os municípios, estão ocupadas.


Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral