Secretaria de Saúde confirma mais 6 casos do novo coronavírus no MA

24/03/2020 09h18


Fonte Imigrante

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCasos confirmados no Maranhão(Imagem:Divulgação)Casos confirmados no Maranhão
 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou na noite de segunda-feira (23) mais seis casos do novo coronavírus no Maranhão. Com isso, subiu para oito o número de casos confirmados da Covid-19 em todo o estado. As informações são do Imirante.

De acordo com a SES, os casos são todos registrados em São Luís. Dos seis novos casos, quatro tiveram contato com o primeiro caso confirmado no Maranhão. Os pacientes, são todos idosos, apresentam sintomas leves e estão cumprindo isolamento domiciliar conforme o protocolo do Plano Estadual de Contingência.

Os outros dois casos são de um homem, de 43 anos, que teve contato com um caso suspeito. Outro paciente também é um homem, de 57 anos, com histórico de viagem para São Paulo e Salvador. Eles estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS).

Casos confirmados

Homem de 69 anos, de São Luís, que retornou de viagem à São Paulo;

Mulher de 37 anos, de São Luís, que teve contato com uma pessoa que esteve na Europa;

Idoso (a), de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Idoso (a), de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Idoso (a), de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Idoso (a), de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Homem de 39 anos, de São Luís, que teve contato com um caso suspeito;

Homem de 57 anos, de São Luís, com histórico de viagem à São Paulo e Salvador.

Casos suspeitos

Até o momento, o Maranhão possui 308 casos suspeitos do novo coronavírus em 46 municípios. Segundo a secretaria, desde o início do monitoramento, 170 casos foram descartados.

A maioria dos pacientes que realizou exames para Covid-19 no estado são mulheres, com 284 casos (59,2%) e 196 casos em homens (40,8%).

Centro de Testagem

O Maranhão possui dois Centros de Testagem para casos do novo coronavírus. O primeiro, é localizado localizado na Policlínica Diamante em São Luís. O segundo também é localizado em São Luís, no Viva Beira-Mar.

Devem procurar os centros pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Cov

Os laboratórios estão recebendo a coleta de material para a realização de exames para Covid-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. Os locais funcionamde segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews