MA monitora 663 suspeitos e tem 14 casos confirmados do coronavírus

28/03/2020 09h12


Fonte Meio Norte

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCoronavírus(Imagem:Divulgação)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na noite desta sexta-feira (27) que caiu para de 728 para 663 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. Até o momento, o estado possui 14 casos confirmados da Covid-19 com pacientes em São Luís e Imperatriz.

Três dos novos casos foram confirmados na quinta-feira (26) pelo governador Flávio Dino (PCdoB), duas são mulheres de 44 e 45 anos que foram atendidas na rede pública e outra também é do sexo feminino, tem 29 anos, foi diagnosticada em um hospital da rede privada do estado.

O quarto paciente com caso confirmado no estado é o médico Luciano Danda, que está no município de Imperatriz, no sul do estado e confirmou que estava com a Covid-19 por meio de uma rede social. O médico realizou o teste para coronavírus em São Paulo, onde reside, mas logo após precisou ir a Imperatriz onde mora com a família, antes de receber o resultado.

O caso não chegou a ser notificado pelas estatísticas da SES, pelo fato do teste ter sido realizado em São Paulo, mas nesta sexta-feira (27), o paciente foi incluído entre os casos confirmados da Covid-19 no estado.

Segundo a SES, todos os pacientes estão cumprindo isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS).

Casos confirmados



Homem de 69 anos, de São Luís, que retornou de viagem à São Paulo;

Mulher de 37 anos, de São Luís, que teve contato com uma pessoa que esteve na Europa;

Homem de 66 anos, de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Mulher de 70 anos, de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Mulher de 72 anos, de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Mulher de 76 anos, de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;

Homem de 43 anos, de São Luís, que teve contato com um caso;

Homem de 57 anos, de São Luís, com histórico de viagem a São Paulo e Salvador;

Homem de 55 anos, de São Luís, com histórico de viagem para Amsterdã, Paris e Bélgica;

Mulher de 28 anos, de São Luís, com histórico de viagem a São Paulo;

Mulher de 44 anos, de São Luís;

Mulher de 45 anos, de São Luís;

Mulher de 29 anos, de São Luís;

Homem de 30 anos, de Imperatriz, e que foi diagnosticado por laboratório em São Paulo.

Casos suspeitos

A Secretaria de Saúde informou que foram descartados nesta sexta 65 casos suspeitos do novo coronavírus no estado. No último boletim divulgado na quinta-feira (26), eram 728 casos suspeitos. Até o momento, o Maranhão monitora 663 casos em 78 municípios do estado.

Centro de Testagem

O Maranhão possui dois Centros de Testagem para casos do novo coronavírus. O primeiro, é localizado localizado na Policlínica Diamante em São Luís. O segundo também é localizado em São Luís, no Viva Beira-Mar.

Devem procurar os centros pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Os laboratórios estão recebendo a coleta de material para a realização de exames para Covid-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. Os locais funcionamde segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral