Lacen-PI volta a entregar resultados de testes para Covid-19 em 72 horas

05/04/2021 17h51


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO Laboratório Central (Lacen-PI) voltou a entregar exames de Covid-19 no prazo máximo de 72 horas nesta segunda-feira (5). O prazo para a entrega dos resultados havia sido ampliado(Imagem:Reprodução)
 O Laboratório Central (Lacen-PI) voltou a entregar exames de Covid-19 no prazo máximo de 72 horas nesta segunda-feira (5). O prazo para a entrega dos resultados havia sido ampliado depois que a demanda por exames cresceu no estado, e por falta de materiais necessários para os exames.

Segundo a diretora do Lacen, a médica Walterlene Carvalho, a empresa fornecedora de um material plástico necessário nos exames estava com dificuldade para entregar os pedidos do laboratório. Entretanto, o material foi adquirido através de parcerias entre o Lacen, a Secretaria de Saúde e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), enquanto a empresa não conseguia enviar os pedidos.

“A empresa já entrou para a gente o que tinha em processo aberto, e já estamos providenciando outro. Mas sabemos que todos os Lacen do Brasil enfrentam dificuldades para conseguir esses itens, porque são importados. Mas conseguimos e o Lacen normalizou”, explicou a diretora.

Além da falta dificuldade de conseguir os insumos, o laboratório teve de enfrentar também o crescimento na demanda por exames de Covid-19 ocorrida nas últimas semanas. Para isso, foram contratados mais seis profissionais para atender a demanda.

Até esse domingo (4), o Lacen-PI já realizou mais de 236 mil exames de Covid-19 no estado.


Tópicos: exames, empresa, lacen