Comitê Científico recomenda cancelamento de feriados de Carnaval no Nordeste

03/02/2022 13h34


Fonte ClubeNews

Imagem: Arquivo ClubeNewsComitê Científico recomenda cancelamento de feriados de Carnaval.(Imagem:Arquivo ClubeNews)Comitê Científico recomenda cancelamento de feriados de Carnaval.

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou, nesta quarta-feira (02), o cancelamento dos feriados de Carnaval. O Comitê recomenda a proibição festas privadas e públicas que gerem aglomeração.

A elaboração das recomendações tem como base os atuais índices dos casos da Covid-19 nos estados. Conforme o levantamento apresentado, a média de novos casos semanais subiu para 184 mil no Brasil, superando as estatísticas anteriores. Em junho de 2021, a média era de 74,5 mil casos semanais.

O Comitê solicitou aos governadores a adoção de medidas mais rígidas para barrar o avanço do contágio da doença:
  • Cancelar os feriados de Carnaval, como em 2021;
  • Proibir a realização das festas privadas de Carnaval e de shows de qualquer natureza que possam gerar aglomerações;
  • Intensificar a vacinação da população;
  • Manter as medidas legais que obrigam o uso de Máscaras, em especial em lugares fechados ou com aglomerações.
Lotação máxima dos leitos de UTI

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), de segunda-feira (31), aponta que oito hospitais no estado já estão com lotação máxima nas unidades de tratamento intensivo (UTI) para Covid-19.

Dos 164 leitos de UTI-Covid no Piauí, 142 leitos estão ocupados, correspondendo a 86,6% de ocupação.

O levantamento também aponta que 71,8% dos leitos clínicos estão ocupados — o que corresponde a 305, dos 425 disponíveis.

Casos no Piauí

O mês de fevereiro mal começou e já traz números alarmantes do aumento de casos de Covid-19 no Piauí. Em apenas dois dias, fevereiro já registra metade dos casos de todo o mês de janeiro no Piauí. É o que mostra o painel de dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), nesta quarta-feira (2).

Foram 3.687 casos confirmados da doença em todo o Piauí nos dois primeiros dias de fevereiro. Em todo o mês de janeiro de 2022 foram 9.765 casos de Covid-19.

Em número de óbitos, fevereiro já contabiliza 11 vidas perdidas, incluindo a de uma criança de 11 anos sem comorbidade. Em janeiro foram 118 mortes pelo novo coronavírus no estado.

Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: casos, estado, leitos