Pesquisa sobre Doença de Chagas será desenvolvida em Floriano

01/02/2024 09h30


Fonte Secom

Imagem: SecomPesquisa sobre Doença de Chagas será desenvolvida em Floriano.(Imagem:Secom)Pesquisa sobre Doença de Chagas será desenvolvida em Floriano.

Na manhã dessa quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a Profa. Dra. Flávia de Oliveira Cardoso e a Ma. Maricelia Santana, pesquisadoras da FIOCRUZ, para o lançamento da pesquisa de doutorado do Diretor do Núcleo de Educação Permanente da Saúde de Floriano, o Me. Filipe Melo. A pesquisa intitulada "Levantamento sorológico e entomológico da Doença de Chagas em comunidades rurais do município de Floriano" é uma parceria entre a SMS, FIOCRUZ e UFPI.
 
A coleta será realizada nas localidades rurais Amolar, Barro Vermelho, Barro Rachado, Boqueirão, Caldeirões e Canto Alegre. As equipes serão compostas pelos pesquisadores, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e, realizarão busca ativa nas casas, arredores, entrevistas com os moradores, além da coleta sorológica para análise nos laboratórios.
 
A Doença de Chagas é transmitida pelas fezes do Trypanosoma cruzi, o "barbeiro" ou "bicudo", depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada no organismo, o que também pode ocorrer pelos olhos, nariz e boca ou por feridas e cortes recentes na pele. Também ocorre por transfusão de sangue de doador portador da doença, a transmissão vertical via placenta (mãe para filho), a ingestão de alimentos contaminados ou acidentalmente em laboratórios.
 
Febre, inchaços, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges estão entre os sintomas nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas sem nenhum sintoma.
 
“Será uma importante fonte de informações a respeito dessa doença em nosso município e um modo de pensar num cuidado focado nas áreas mais endêmicas”, afirma Filipe Melo. A secretária de saúde do município, Caroline Reis ainda afirma: “Estamos felizes em receber as pesquisadoras e em firmar essa parceria na busca ativa dos casos, o que será uma importante ferramenta de disseminação da informação, além de estimular a prevenção e o tratamento precoce.”, finaliza.
 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: sintomas, doen?a, sa?de