Paciente venezuelano é diagnosticado com malária em Floriano

28/01/2021 14h33


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Prefeitura de FlorianoUnidade Básica de Saúde (UBS) Funasa, em Floriano.(Imagem:Divulgação/Prefeitura de Floriano)Unidade Básica de Saúde (UBS) Funasa, em Floriano.

Um homem natural da Venezuela foi diagnosticado com malária em Floriano. Segundo a Secretaria de Saúde de Floriano, o paciente tem 27 anos e chegou à cidade há duas semanas. Ele foi atendido em uma Unidade Básica de Saúde e segue estável.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente esteve em países da região amazônica, como Suriname e Guiana. O paciente, a família dele e os moradores de casas vizinhas estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde da cidade.

Zacarias de Freitas, do Departamento de Endemias da Regional de Saúde, explicou que, apesar da gravidade da doença, o caso não é motivo para preocupação.

"É um caso isolado e que foi trazido por esse paciente já de outras regiões amazônicas, visto que ele é natural da Venezuela e já passou por outros países daquela região", disse.
No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região amazônica - Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As outras regiões do país têm poucas notificações, mas a doença não pode ser negligenciada devido à alta letalidade.

Malária

O Ministério da Saúde define a malária como uma "doença infecciosa febril aguda", causada por "protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles".

Qualquer pessoa pode contrair a malária. Quem apresenta várias infecções da doença pode atingir uma imunidade parcial, com poucos ou quase nenhum sintoma. Até hoje, a imunidade total não foi observada. Não há vacina aprovada contra a doença.

Quais são os sintomas?

Os mais comuns são:
  • febre alta;
  • calafrios;
  • tremores;
  • sudorese;
  • dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.
De acordo com o ministério, muitas pessoas também sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite, principalmente antes da fase aguda. 

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: paciente, doen?a, mal?ria