Médicos de Floriano ainda não se adequaram ao novo modelo de receita proposto pela Anvisa

09/12/2010 12h45

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMédicos de Floriano ainda não se adequaram ao novo modelo de receita proposto pela Anvisa(Imagem:Divulgação)Médicos de Floriano ainda não se adequaram ao novo modelo de receita proposto pela Anvisa
Para comprar medicamentos sempre foi necessário a apresentação da receita médica. Mas alguns antibióticos eram vendidos sem a receita. Só que agora, uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA proibe essa prática. Com a determinação, todo e qualquer medicamento só pode ser vendido através de receita médica, em especial os antibióticos e remédios de tarja preta. As farmácias terão que ficar com uma cópia dessa receita e prestar contas no sistema da Anvisa.

De acordo com a lei, a prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade. Ela deve estar em letra legível e sem rasuras, e precisam informar o nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão. Além disso, será anotada pela farmácia a data, quantidade e número do lote do remédio, no verso.

Em Floriano, as farmácias já estão cumprindo a determinação. Mas o modelo da receita médica esta causando dúvidas. Tudo porque as receitas que chegam até os balcões das farmácias são de modelo simples, e na maioria das vezes não contém todas as informações necessárias e exigidas pela Anvisa.

Segundo os farmacêuticos algumas prescrições estão sendo feitas nas receitas azuis, aquelas para medicamentos controlados, de tarja preta. E isso acontece, segundo os médicos, porque eles ainda não tem conhecimento total da lei e ainda não se adequaram ao que exige a Anvisa. 

A vigilância sanitária de Floriano tem conhecimento do problema e já realizou visitas as farmácias para conferir os modelos de receitas que estão sendo apresentadas, além de informar os donos de farmácias como deve ser feito o processo no sistema da Anvisa. 

E diante da realidade apresentada, a vigilância elaborou uma documentação completa para apresentar aos médicos de Floriano. Nessa documentação esta uma cópia da lei da Anvisa, uma lista dos medicamentos que não podem ser vendidos sem receita e orientações de como deve ser confeccionada as novas receitas. A Anvisa determinou que os médicos tem até o fim desse mês para se adequar a nova lei.

As novas regras para compra e venda de medicamentos antibióticos passou a valer desde o dia 29 de Novembro.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews