MEC autoriza curso de Medicina para Floriano, articulado pelo deputado Dr. Francisco

04/11/2025 14h29


Fonte Ascom

Imagem: AscomMEC autoriza curso de Medicina para Floriano, articulado pelo deputado Dr. Francisco.(Imagem:Ascom)MEC autoriza curso de Medicina para Floriano, articulado pelo deputado Dr. Francisco.

Em solenidade na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, o Ministro da Educação, Camilo Santana, autorizou hoje (4) a emissão da Portaria que permite iniciar o curso de Medicina, no campus de Floriano da UFPI. A implantação da graduação pública e gratuita foi articulada pelo deputado federal Dr. Francisco (PT/PI). O curso terá 30 vagas anuais e abrirá a primeira turma em 2026.
 
“Parabéns ao deputado Dr Francisco, que foi lá pedir, cobrar no Ministério. Será um curso de Medicina que formará profissionais de excelência e também vai servir para atender a população do Piauí”, disse o Ministro.
 
"Dia 04 de novembro de 2025 marca um avanço histórico para a educação e a saúde do Centro-Sul do Piauí, que passa a ter oportunidades mais semelhantes às outras macrorregiões de saúde”, disse o deputado. Floriano, que é sede da macrorregional de saúde dos Cerrados, era a única que ainda não contava com a graduação. As demais sedes de macrorregião - Teresina (Meio Norte), Parnaíba (Litoral) e Picos (Semiárido) - já têm o curso em funcionamento. 
 
Desde antes de assumir o mandato de deputado federal, Dr. Francisco - que também é médico, ex-secretário estadual de Saúde e presidiu a Comissão de Saúde, um dos mais importantes colegiados da Câmara dos Deputados, no ano de 2024 - trabalhou pelo projeto junto à UFPI e governo federal, obtendo apoio do Ministério da Educação, acompanhando as fases de análise, aprovação, vistoria e autorização. 
 
O parlamentar destacou o trabalho da equipe da UFPI e as parcerias com o governo Lula, através dos ministros Camilo Santana e Wellington Dias, e o deputado estadual Dr. Marcus Vinícius na luta para garantir a implantação do curso.
 
HISTÓRICO:
 
2023 - Dr. Francisco iniciou a articulação, junto ao Ministério da Educação e equipe da UFPI, para implantação da graduação e acompanhou todas as fases do processo. Apresentou o projeto ao ministro da Educação e obteve apoio para seguir com o projeto de implantação.
 
2023 - O deputado acompanhou o projeto nas equipes técnicas, com a UFPI seguindo o cumprimento de todas as exigências e critérios. O projeto foi analisado e aprovado pela Secretaria de Educação Superior.
 
2024 – Na fase de Vistoria, A CAMEM (Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas) visitou o Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano); fez reuniões com professores, gestores da saúde estadual e municipal; inspecionou as estruturas propostas para o funcionamento do curso, inclusive serviços de saúde como o Hospital Regional Tibério Nunes, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), policlínica e unidades básicas de saúde, que serão campo de prática para a graduação.
 
2024 - Em seguida, o MEC deu o aval para implantar o bacharelado.
 
2025 - O deputado continuou acompanhando as etapas para garantir a liberação de código de vagas e contratação de servidores para viabilizar o curso.
 
2025 – O Ministro da Educação autorizou a emissão da Portaria que será publicada no Diário Oficial, permitindo contratar servidores imediatamente para trabalhar com as vagas já asseguradas para 2026.
 

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: deputado, curso, sa?de