Gatos em hospital de Floriano serão castrados e doados, diz Zoonoses

11/06/2024 09h59


Fonte ClubeNews

Imagem: DivulgaçãoGatos no Hospital Tibério Nunes em Floriano.(Imagem:Divulgação)Gatos no Hospital Tibério Nunes em Floriano.

Os gatos que circulam nas dependências do Hospital Regional Tibério Nunes, na cidade de Floriano, serão castrados e doados, segundo o coordenador e médico veterinário do Centro de Zoonoses de Floriano, Thales Rodrigues. Pelo menos 15 felinos, incluindo filhotes, estão na unidade hospitalar, inclusive nas proximidades da unidade de tratamento intensivo (UTI).

“Em Floriano, não tem um local de acolhimento de gatos. O Centro de Zoonoses funciona apenas para animais em situação de vulnerabilidade. Nós iremos pegar os animais gradativamente para castração e posterior adoção. Pelo menos oito animais já tem um destino”,
disse o coordenador.

A presença de gatos passeando pelo hospital regional chamou atenção após um vídeo circular nas redes sociais mostrando a proximidade dos animais em áreas hospitalares, preocupando pacientes pelo risco de contaminação de doenças.

O médico veterinário explica que a presença chamativa de gatos se dá pela união de dois fatores: abrigo e alimento. Segundo ele, quando os animais encontram um ambiente assim, eles se estabilizam e procriam. “As medidas de contenção da multiplicação desses animais é somente o processo de castração”, diz.

“Levá-los para outro ambiente, de repente, não vai reduzir o número de animais porque iriam procriar em outros lugares, além que eles podem acabar voltando para o Hospital”,
avalia Thales Rodrigues.

Conforme o Centro de Zoonoses de Floriano, até o momento, não houve relato de nenhuma enfermidade transmitida dos gatos aos pacientes.

“Vamos fazer esse processo gradual de retirada de forma que tenha um ambiente de bem-estar aos animais, que não seja infringida nenhuma lei de maus-tratos, para solucionar o mais rápido possível”, finalizou o coordenador do Centro de Zoonoses.

Tópicos: floriano, animais, gatos