Formação do Educacenso reúne técnicos escolares da rede privada de Floriano

09/05/2018 13h35

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Com a meta de capacitar 100% dos secretários das escolas jurisdicionadas à 10ª Gerencia Regional de Educação de Floriano (10ª GRE), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) realizou na manhã desta quarta-feira (9), uma Formação sobre o Censo Escolar - Educacenso.

De acordo com a responsável pelo Educacenso na 10ª GRE, professora Neide Neres, participaram do encontro ocorrido no auditório do CEEP, técnicos e representantes das unidades de ensino particulares de Floriano.

Imagem: FlorianoNewsFormação do Educacenso reúne técnicos escolares da rede privada de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

O encontro teve o objetivo de preparar escolas e servidores para a primeira fase desse programa, considerado de fundamental importância, uma vez que através dele são compilados e publicados dados sobre a Educação do Município, obtidos através do censo escolar.

“Nós estamos dando orientações para as escolas da rede privada e secretarias municipais de educação. De cada instância veio o secretário, representante e o técnico que faz a coleta de dados diretamente no censo escolar”,
declarou Neide Neres.

Imagem: FlorianoNewsFormação do Educacenso reúne técnicos escolares da rede privada de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do País, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais), quanto da rede privada. A rede municipal de ensino contemplará ainda dados das turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e dos alunos que fazem parte da Educação inclusiva. Todo o levantamento será feito através da internet.

A partir dos dados do Educacenso 2018, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros, para ano de 2019.

As escolas devem preencher os dados no portal eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio do sistema Educacenso, que estará disponível a partir de 31 de maio. O período de coleta, digitação e exportação das informações vai até 31 de julho.

Imagem: FlorianoNewsFormação do Educacenso reúne técnicos escolares da rede privada de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: escolas, censo, educacenso