Floriano inicia a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades

07/06/2021 14h37


Fonte Secom

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarvacinação de gestantes(Imagem:Divulgação)
A Secretaria de Saúde de Floriano anunciou neste domingo (06), o início da vacinação de gestantes (a partir do terceiro trimestre de gravidez) e puérperas. Segundo a Diretoria de Imunização, este grupo começará a ser imunizado a partir desta segunda-feira (07). “Floriano continua avançando e se junta a grupo seleto de municípios que abre a vacinação para todas as gestantes a partir de 18 anos”, disse.

Desde o dia 17 de maio, o município de Floriano retomou a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades em todas as unidades de saúde. Agora, Floriano dá mais um passo adiante e anuncia a vacinação de gestantes e puérperas a partir de 18 anos com ou sem alguma doença preexistente.

As pessoas inclusas neste grupo devem ser vacinação com imunizantes da Coronavac ou Pfizer. A utilização da vacina da AstraZeneca foi suspensa nesta parcela da população. Mas segundo nota técnica Nº 627, expedida pelo Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas (incluindo as sem fatores de risco adicionais) que já tenham recebido a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford poderão complementar o esquema, em caráter de excepcionalidade, com outra vacina que não utilize a plataforma de vetor viral (Sinovac/Butantan ou Pfizer).

As gestantes e puérperas que já se imunizaram com a vacina da AstraZeneca/Oxford, devem ser orientadas a procurar atendimento médico imediato se apresentarem um dos seguintes sinais/sintomas nos 4 a 28 dias seguintes a vacinação:

- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Inchaço na perna;
- Dor abdominal persistente;
- Sintomas neurológicos, como dor de cabeça persistente e de forte intensidade ou visão borrada;
- Pequenas manchas avermelhadas na pele além do local em que foi aplicada a vacina. 

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, vacina, gestantes