Estudantes de Enfermagem realizam atividade educativa sobre diabetes e hipertensão

24/09/2010 12h19


Fonte Com informações da Secom de Floriano

Imagem: reproduçãoClique para ampliarVerição de Pressão Arterial(Imagem:reprodução)Verição de Pressão Arterial
Hipertensão e diabetes são doenças inter-relacionadas que, se não tratadas, aumentam o risco de doença vascular arterosclerótica (enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e doença dos membros inferiores).

A hipertensão é duas vezes mais comum em diabéticos e aumenta com a idade. No momento do diagnóstico da diabetes, a hipertensão já existe em cerca de 40% dos doentes, o que sugere uma associação de mecanismos entre as duas: a obesidade e resistência à insulina levam à hipertensão e esta agrava a intolerância à glicose. Na maioria dos casos não se encontra uma causa para a hipertensão, em particular na diabetes tipo 2.

Em Floriano, os profissionais que atuam no sistema básico de saúde fazem o acompanhamento das pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes. As consultas e orientações são feitas nos postos de saúde. Os agentes comunitários de saúde realizam as visitas e junto com a equipe médica trata do hipertenso.

Na manhã de sexta-feira, 24, acadêmicos do curso de Enfermagem da UESPI campus de Floriano realizaram atividades educativas no posto de saúde da Funasa. A iniciativa partiu dos alunos e professores que fecharam uma parceria com a secretaria municipal de saúde.

Os acadêmicos de enfermagem trabalharam a conscientização sobre prevenção e tratamento da diabetes. A enfermeira Rosane Luz Moura ficou na coordenação do evento que contou ainda com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), agentes comunitários de saúde e pessoas da comunidade do bairro Manguinha.

Na oportunidade foram realizadas palestras educativas com orientações sobre os riscos da diabetes e os cuidados que cada pessoa deve ter para evitar a doença, orientações e verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, orientação alimentar, orientações sobre a mportância da atividade física para a saúde e indicação dos exercícios adequados para cada faixa etária, entre outros.

De acordo com a coordenadora enfermeira Rosane Moura, essas atividades fazem parte do projeto de extensão da universidade e visa contribuir com o município na descoberta possíveis portadores da diabetes e encaminhá-los ao tratamento.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook