Criadores de Floriano e região são alertados sobre prazo para vacinação contra febre aftosa

30/06/2023 09h37

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsCleyton Cunha, coordenador da ADAPI Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Cleyton Cunha, coordenador da ADAPI Floriano.

Cleyton Cunha, coordenador da ADAPI Floriano, emitiu um alerta importante aos criadores de gado da região. O prazo para vacinação do rebanho contra a febre aftosa está se encerrando e aqueles que não cumprirem essa obrigação dentro do prazo estabelecido serão multados. A campanha de vacinação encerra-se nesta sexta-feira, 30 de junho, mas os criadores ainda terão mais 15 dias, durante o mês de julho, para realizar a certificação.

Cunha ressaltou a importância da vacinação, alertando os criadores que ainda não adquiriram as vacinas ou não vacinaram seus rebanhos para que o façam até a data limite estabelecida. A não vacinação acarretará em penalidades e multas significativas, o que pode trazer prejuízos financeiros consideráveis. Na etapa anterior da campanha, já ocorreram algumas punições, e nesta nova fase, espera-se um aumento nas medidas de fiscalização para garantir o cumprimento das obrigações.

O coordenador também abordou a questão das prorrogações de prazo, destacando que muitos criadores costumam aguardar até o último momento para cumprir com suas responsabilidades. Ele salientou que há um controle rigoroso sobre a quantidade de vacinas distribuídas aos comércios e vendidas aos criadores. Portanto, com base nessa análise, espera-se alcançar as metas estabelecidas para a campanha. Porém, é fundamental que cada criador cumpra sua parte, vacinando seus animais e evitando prejuízos para si e para os demais.

Cunha enfatizou que aqueles que cumpriram corretamente as etapas de vacinação não devem ser penalizados pelos criadores que não realizaram as ações necessárias. A fiscalização será rigorosa e multas serão aplicadas a quem não estiver em conformidade com as exigências sanitárias. O objetivo é garantir a saúde e a segurança do rebanho bovino, além de preservar a qualidade da produção pecuária na região.

Portanto, o alerta é claro: os criadores de Floriano e região devem adquirir a vacina e vacinar seus animais dentro do prazo estabelecido. A responsabilidade individual é fundamental para o bem-estar e a sustentabilidade do setor pecuário local. Aqueles que não cumprirem com essa obrigação estarão sujeitos a medidas legais, incluindo multas. A ADAPI e demais órgãos competentes estarão atentos e realizarão ações de fiscalização para garantir o cumprimento das normas sanitárias e a saúde do rebanho bovino.


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: campanha, prazo, criadores