Sarah espera ter mais agressividade após tropeço no Mundial: "Tive a lição"

08/09/2014 13h27


Fonte GloboEsporte.com

Imagem: Wenner TitoClique para ampliarEm retorno a Teresina, Sarah Menezes traça objetivos para os Jogos do Rio.(Imagem:Wenner Tito)
O resultado de Sarah Menezes no Mundial de Judô na Rússia surpreendeu a todos. Apesar da judoca nunca ter vencido a competição, não era esperada uma derrota logo na primeira luta. Para a atleta, nada de desanimar. O momento é para refletir sobre o que deu errado e mirar no verdadeiro objetivo: os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

O sorteio das chaves do Mundial colocou Sarah para enfrentar a revelação francesa Amandine Buchard na primeira luta. Após pontuar nos primeiros instantes da luta, a adversária da piauiense conseguiu administrar o combate até o final e saiu vencedora. Para a campeã olímpica, ficou um aprendizado para lutas futuras.

- Tive a lição de que tem que ter mais agressividade durante o combate, buscar até os últimos segundos. Após a pontuação, eu tentei buscar, consegui ainda duas punições para ela, mas pelas novas regras precisava também conseguir a pontuação para vencer, não bastavam apenas as punições. Agora é rever o que aconteceu para melhorar – analisa a judoca.

O mesmo pensamento tem o treinador Expedito Falcão. Depois de ressaltar a necessidade de um reforço na parte física da sua atleta, o técnico minimizou os efeitos negativos da derrota. Para ele, o importante é estar sempre se preparando para a disputa olímpica, a meta principal de Sarah Menezes.

- O nosso objetivo final são os Jogos Olímpicos de 2016. Lógico que ninguém gosta de perder, mas perdeu, então levanta a cabeça, vê o que foi que errou e vamos trabalhar em cima do erro. Potencializar aquelas coisas fortes e tentar melhorar aquilo que é teoricamente mais fraco – analisa.

Na última atualização do ranking da Federação Internacional de Judô, Sarah continua em segundo na categoria ligeiro, com 1956 pontos. A mongol Urantsetseg Munkhbat ainda lidera, com 2430 pontos. Atualmente, Sarah está treinando em Teresina, Piauí.

Antes de voltar a competir no circuito internacional, ela irá disputar a Copa AJEF em sua terra natal, onde não disputa uma competição desde 2008.
 
Imagem: EFESarah contra Amandine Buchard no Mundial: derrota leva judoca a ter novos planos.(Imagem:EFE)Sarah contra Amandine Buchard no Mundial: derrota leva judoca a ter novos planos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: sarah, derrota, mundial