Presidente da Fifa ri sobre desempenho de Neymar na Copa do Mundo

13/07/2018 14h00


Fonte Folha Press

Imagem: Marcelo Machado de MeloClique para ampliarGianni Infantino, presidente da Fifa.(Imagem:Marcelo Machado de Melo)Gianni Infantino, presidente da Fifa.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, deu risada nesta sexta-feira (13) quando questionado sobre o desempenho de Neymar na Copa do Mundo.

O jogador brasileiro foi eliminado nas quartas de final sem ser o protagonista que se esperava dele na competição, além de ter deixado a Rússia criticado pelas simulações de falta.

"[Neymar] É um grande jogador, um talento real. Quando estou à frente de um jogador tão talentoso, não posso dizer nenhuma palavra negativa sobre ele, e Neymar é uma lenda top",
disse Infantino, que deu risada durante a resposta.

"Você sabe (risos). Ele vai mostrar mais do nível de futebol no futuro, mais do futebol no futuro", continuou o dirigente, que concedeu entrevista coletiva no estádio Lujniki, em Moscou, palco da final da Copa do Mundo no próximo domingo (15).

Neymar vem sendo alvo de diversas piadas nas redes sociais desde o fim do torneio. Foi criado, inclusive, o "Neymar Challenge", brincadeira que viralizou pelo mundo com vídeos de pessoas se atirando ao chão e simulando faltas, ironizando a atuação do atacante na Rússia.

Durante a Copa do Mundo, o camisa 10 da seleção foi muito criticado pelo excesso de quedas ao longo das partidas do Brasil.

Na primeira fase, por exemplo, o atacante se atirou na área contra a Costa Rica e viu o árbitro marcar pênalti, mas voltar atrás após utilizar o VAR (árbitro em vídeo, na sigla em inglês).

Depois, contra o México, nas oitavas, o jogador ficou marcado por valorizar uma falta do mexicano Layún, na lateral esquerda do ataque brasileiro. Nesse jogo, porém, Neymar foi eleito o melhor em campo.

Já nas quartas, com a atuação apagada diante da Bélgica, que eliminou o Brasil ao vencer por 2 a 1, o camisa 10 da seleção deu adeus ao Mundial e passou a conviver ainda mais com as ironias pelo grande número de quedas durante os jogos.

Diversos jornais e personalidades do mundo inteiro criticaram o desempenho do atleta.

Nesta quinta (12), o ex-jogador holandês Van Basten foi mais um que engrossou a voz contra Neymar. "Ele faz as pessoas rirem", apontou.

O ex-goleiro dinamarquês Peter Schmeichel foi outro que atacou o brasileiro durante o Mundial, chamando sua atuação de "lamentável".

Em sua entrevista concedida nesta sexta, Infantino também comentou o domínio do futebol europeu, que teve quatro semifinalistas na Copa deste ano: França, Bélgica, Croácia e Inglaterra.

"Quão balanceado foi no passado o futebol? Tivemos vencedores da América e Europa. Temso agora uma final onde temos um time que venceu a Copa uma vez e um que nunca venceu. Não penso que a Croácia é uma casa de poder de futebol europeu em termos de futebol, mas está na final. E isso é fruto de trabalho, atitude profissional", analisou o presidente da Fifa.

"Esta Copa mostra pelos resultados domínio dos europeus, mas mostrou também bom nível e foram jogos apertados. Há elementos que fazem diferença, mas os resultados desta Copa devem ser motivadores para seleções de outros continentes investirem. No futuro teremos algumas outras surpresas para a Copa", projetou Infantino.

Bélgica e Inglaterra decidem o terceiro lugar do Mundial neste sábado (14), às 11h (de Brasília), em São Petersburgo. Já França e Croácia se enfrentam no domingo (15), às 12h (de Brasília), em Moscou, pelo título da Copa.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: copa, mundial, fifa, futebol