Muito próximo de cinturão, Jacaré faz revanche contra Mousasi no UFC

05/09/2014 13h15


Fonte GloboEsporte.com

 Há anos, o lutador brasileiro Ronaldo Jacaré é considerado um forte candidato ao título dos pesos-médios do UFC. Nesta sexta-feira, em Mashantucket (EUA), o capixaba pode dar passo decisivo em direção à realização do sonho. Ele enfrenta Gegard Mousasi, sétimo colocado do ranking da categoria, no evento principal do "UFC: Jacaré x Mousasi", e tem a chance de vingar uma de suas três derrotas no MMA. O evento tem transmissão ao vivo, com exclusividade, do canal Combate, a partir de 19h30 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real a partir do mesmo horário.

Imagem: Getty ImagesRonaldo Jacare e Gegard Mousasi se encaram: revanche de luta de 2008.(Imagem:Getty Images)Ronaldo Jacare e Gegard Mousasi se encaram: revanche de luta de 2008.




Presidente do UFC, Dana White não quis prometer uma disputa de cinturão ao vencedor da luta desta sexta-feira - afinal, o atual campeão dos pesos-médios, Chris Weidman, só faz sua próxima defesa de título em dezembro, contra Vitor Belfort, e Jacaré ou Mousasi teria de esperar parados até 2015 por sua oportunidade - mas admitiu que "quem quer que vença vai estar muito próximo". Jacaré, porém, está alheio a toda a conversa sobre título e está focado no adversário. Mousasi o derrotou por nocaute em 2008, na final do Grand Prix dos pesos-médios do evento japonês Dream, e o brasileiro quer provar que o resultado, fruto de uma pedalada quando ele estava em vantagem, foi mero acidente.

- Para mim é normal (falar de mim na luta pelo cinturão), tranquilo. É para comentar mesmo, porque estou chegando e vou chegar. Atualmente estou evitando comentar porque tenho um desafio duríssimo pela frente, que é o Mousasi. Ele sempre lutou bem, principalmente contra atletas que têm estilo como o meu. Estou focado - disse Jacaré ao Combate.com.

Imagem: Instagram
O respeito entre os dois lutadores é grande, e isso se refletiu no encontro da dupla na pesagem: se cumprimentaram, sorriram e se encararam de forma fria, de longe, meramente cumprindo o protocolo do UFC. Mousasi sempre lembra que, naquele primeiro combate entre eles, Jacaré o ajudou a cortar peso para sua primeira luta no Grand Prix, e os dois criaram empatia. Desde então, o brasileiro perdeu apenas mais uma vez em 12 lutas, e foi campeão peso-médio do Strikeforce. Ele vem de seis vitórias consecutivas, três delas no UFC.

- Eu acho que ele é um lutador totalmente diferente do primeiro duelo. Jacaré aprendeu muito, está mais confiante, melhorou na parte em pé. Vejo essa luta totalmente diferente da primeira. Como o forte dele é o jiu-jítsu, eu trabalhei bastante o chão, wrestling, mas acredito que devo ter vantagem se eu conseguir manter a luta em pé - contou Mousasi à TV americana durante a semana. O lutador de três nacionalidades - de ascendência armênia, nascido no Irã e naturalizado holandês - também foi campeão do Strikeforce, entre os pesos-meio-pesados, e tem uma vitória e uma derrota desde que voltou aos pesos-médios.

O card desta sexta-feira tem como demais destaques o confronto entre os pesos-pesados Alistair Overeem e Ben Rothwell e o duelo peso-leve entre os especialistas em finalizações Joe Lauzon e Mike Chiesa. Além de Jacaré, três brasileiros entram no octógono: Rafael "Sapo" Natal busca o fim de uma sequência de duas derrotas contra o americano Chris Camozzi, Rodrigo Damm enfrenta a promessa nova-iorquina Al Iaquinta, e Charles Oliveira, o "Charles do Bronx", faz uma revanche contra Nik Lentz pelos pesos-penas. Do Bronx não conseguiu bater o limite de peso de sua categoria na pesagem de sexta e disse que uma virose o atrapalhou.

Confira o card completo do evento:

UFC: Jacaré x Mousasi
5 de setembro de 2014, em Mashantucket (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Gegard Mousasi
Peso-pesado: Alistair Overeem x Ben Rothwell
Peso-pesado: Matt Mitrione x Derrick Lewis
Peso-leve: Joe Lauzon x Mike Chiesa
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Nik Lentz x Charles do Bronx
Peso-mosca: John Moraga x Justin Scoggins
Peso-leve: Al Iaquinta x Rodrigo Damm
Peso-médio: Rafael Sapo x Chris Camozzi
Peso-galo: Chris Beal x Tateki Matsuda
Peso-pena: Sean Soriano x Chas Skelly

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes