Melhor visitante, Timão tenta mudar histórico ruim na Arena do Grêmio

24/08/2014 11h08


Fonte GloboEsporte.com

Imagem: Diego Guichard/GloboEsporte.comClique para ampliarCorinthians tenta quebrar jejum na Arena do Grêmio.(Imagem:Diego Guichard/GloboEsporte.com)
Corinthians tenta quebrar jejum na Arena do Grêmio.

O Corinthians chega com muita força para o confronto deste domingo com o Grêmio, às 16h (horário de Brasília), em Porto Alegre. E sairá ainda mais forte se conseguir mudar o histórico recente que possui no novo estádio do clube gaúcho, inaugurado no fim de 2012 e que já recebeu o Timão duas vezes. Os dois jogos, separados por uma semana, deflagraram uma crise no fim do ano passado que havia muito tempo o clube não vivia.

Agora, porém, o Corinthians tem se dado bem nas partidas fora de casa.

O histórico, claro, não entra em campo, mas faz o Corinthians encarar a Arena como um desafio a mais na tentativa de alcançar o Cruzeiro na liderança do Campeonato Brasileiro. Com 31 pontos, o Timão está a cinco do rival mineiro. 

Alguns tropeços em São Paulo fazem a equipe de Mano Menezes jogar mais ainda por uma vitória como visitante – até agora, foram três vitórias e quatro empates em sete duelos fora de casa - melhor desempenho como visitante neste Brasileirão. O Grêmio, por sua vez, perdeu apenas uma vez na Arena neste Brasileirão. Foi contra o Coritiba, um 3 a 2, pela 10ª rodada.

- Temos de fazer justiça com uma performance de 38 rodadas. O que estamos tentando fazer é isso. Vamos a Porto Alegre enfrentar um adversário dificílimo jogando em casa. Os pontos lá têm a mesma importância dos conquistados em casa - declarou Mano.

No ano passado, a situação era bem diferente. Com o Grêmio pela frente no Brasileiro e nas quartas de final da Copa do Brasil, o Corinthians vivia sua maior crise técnica desde que o antigo técnico, Tite, havia assumido o comando. 

A estreia do Timão no estádio foi em 16 de outubro, em jogo válido pelo Brasileirão. O Grêmio venceu por 1 a 0, gol de Barcos, e fez a equipe paulista se preocupar até com zona de rebaixamento. Na ocasião, a diferença para o primeiro rival do Z-4, o Criciúma, chegou a ficar em cinco pontos. No retorno a São Paulo, diretoria e Tite se reuniram e discutiram alternativas. O técnico foi mantido no cargo.

Uma semana depois, dia 23, o Corinthians voltou a Porto Alegre para decidir uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Um 0 a 0 muito brigado, arrastado, levou a partida para os pênaltis – o jogo de ida, no Pacaembu, teve o mesmo placar. Nas cobranças, ficou marcada a displicência de Alexandre Pato, hoje emprestado ao São Paulo. Último chutador do Timão, Pato tentou uma cavadinha e viu Dida defender com facilidade. Era a eliminação alvinegra.

A partir dali, a diretoria começou a pensar em reformulação do elenco. Processo que chega à sua fase de conclusão justamente agora, na terceira visita corintiana à Arena do Grêmio. A vitória, combinada a um tropeço do Cruzeiro, pode colocar o Corinthians de vez na briga pelo título. A equipe mineira enfrenta o Goiás, neste domingo, no Serra Dourada.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes