Libertadores: time brasiguaio encara primeira viagem internacional de sua história

11/02/2026 12h05


Fonte Globo esportes

 Imagem: Reprodução
kksksksksksksk(Imagem:Reprodução)

O 2 de Mayo-PAR vive um capítulo inédito em sua história de 96 anos. Estreante na Libertadores, o clube de Pedro Juan Caballero encarou sua primeira viagem internacional para disputar um jogo oficial fora do eixo Brasil–Paraguai.

A delegação deixou a fronteira na segunda-feira (9), após o empate em 0 a 0 com o Cerro Porteño pelo Apertura do Campeonato Paraguaio, e seguiu de ônibus até Assunção. De lá, embarcou em voo fretado rumo a Lima, onde desembarcou na terça-feira (10).

Nesta quarta-feira (11), às 21h30 (de Brasília), o 2 de Mayo enfrenta o Alianza Lima no Estádio Alejandro Villanueva, pelo jogo de volta da primeira fase da Libertadores. Na ida, disputada no Estádio Monumental Río Parapití, o time paraguaio venceu por 1 a 0, com gol de Diego Acosta.

Com o resultado, o 2 de Mayo joga por um empate para avançar à segunda fase e enfrentar o Sporting Cristal-PER. O Alianza Lima precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis ou por dois para se classificar no tempo normal.

Primeira viagem internacional
Em 96 anos de história, esta é a primeira vez que o 2 de Mayo viaja para disputar uma partida oficial fora do Brasil e do Paraguai. O clube está sediado em Pedro Juan Caballero, cidade-gêmea de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, separadas apenas por uma avenida.

A rotina de trafegar pelas duas cidades sempre fez parte do dia a dia do clube. É comum que o 2 de Mayo utilize estruturas do lado brasileiro para treinamentos. Na partida de ida, inclusive, o próprio Alianza Lima desembarcou em aeroporto brasileiro antes de seguir para o Paraguai.

O presidente do clube, Hugo César Romero, confirmou que esta é a primeira viagem internacional da equipe para um compromisso oficial. Na temporada passada, o 2 de Mayo disputou a Copa Sul-Americana, mas foi eliminado em jogo único contra o Guaraní, em confronto nacional.

O capitão do time, Pedro Sosa falou antes da viagem para Lima:

"A expectativa é muito alta, estamos centrados no jogo. Vamos preparados para mostrar o que é ser paraguaio".

Perrengue na estrada
Antes de chegar ao Peru, a equipe passou por um pequeno imprevisto no trajeto de Pedro Juan Caballero até Assunção. O ônibus que transportava a delegação furou um pneu na região de San Pedro, obrigando jogadores e comissão técnica a aguardarem o reparo à beira da estrada.

O contratempo foi encarado com bom humor. Os atletas desceram do ônibus, tiraram fotos e registraram o momento nas redes sociais enquanto aguardavam o conserto. Pouco depois, o problema foi resolvido e a delegação seguiu viagem normalmente.

Torcida presente
A viagem internacional não é inédita apenas para o clube. Um torcedor nascido em Pedro Juan Caballero também vive a experiência pela primeira vez.

O médico Blás Rodríguez, de 55 anos, encarou um longo deslocamento de ônibus e avião até chegar a Lima. Ele foi junto a outro torcedor do 2 de Mayo, Rúben Jara, de 65 anos. Os dois acreditam na classificação.

Rúben é filho de um dos fundadores da equipe, Dario Jara e do ex-presidente Anselmo Jara. "Ambos são falecidos, vim para representá-los".

Eles saíram de Pedro Juan Caballero no domingo, seguiram de ônibus até Campo Grande e, de lá, embarcaram em voo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Depois, outra conexão até a capital peruana, onde desembarcaram na segunda-feira.

Otimista, Blás afirma:

A esperança pela classificação segue intacta.



Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: viagem, time, libertadores