Homem de confiança de Maradona, Gutiérrez revela luta contra o câncer

17/09/2014 12h38


Fonte GloboEsporte.com

Imagem: Agência Getty ImagesClique para ampliarGutiérrez está no Newcastle desde 2008.(Imagem:Agência Getty Images)
O misterioso sumiço de Jonás Gutiérrez dos jogos do Newcastle em outubro do ano passado finalmente teve uma explicação. Em entrevista ao canal "Tyc Sports" na noite da última terça-feira, o meia, homem de confiança de Maradona na Copa de 2010, revelou estar lutando contra um câncer desde o ano passado, quando passou por uma cirurgia para a retirada de seu testículo esquerdo.

- Em maio de 2013, tive um choque contra um zagueiro do Arsenal e senti uma dor muito forte no testículo. Depois de vários diagnósticos errados, detectaram o tumor através de uma ecografia. Quando me confirmaram que eu tinha câncer, fui para casa chorando. Aí foi quando decidir vir me tratar na Argentina. Assumi os custos, mesmo tendo um contrato com o Newcastle. Vim, retiraram meu testículo esquerdo e fizeram tudo para que não aparecesse metástase - explicou.

Imagem: ReproduçãoQuimioterapia forçou meia a deixar visual antigo de lado.(Imagem:Reprodução)Quimioterapia forçou meia a deixar visual antigo de lado.

Gutiérrez ficou sem entrar em campo pelo Newcastle por mais de dois meses - mas não apenas pelo tratamento. O jogador revelou ter sido orientado pelo técnico a buscar um novo clube assim que retornou após a cirurgia. Então, foi emprestado ao Norwich, onde começou com espaço no time até sofrer uma lesão na panturrilha. Ao fim da temporada, em maio, saiu de férias e, ao voltar à Argentina, realizou exames de rotina que detectaram novos gânglios. O meia, então, deu início ao processo de quimioterapia - sem apoio do Newcastle, de acordo com o atleta.

- Foi duro lidar com a queda do cabelo. Eu não queria cortar, queria aguentar. Um dia, todos meus amigos chegaram com o cabelo raspado. Foi um gesto muito lindo. Lutar contra um câncer faz com que o resto dos problemas sejam insignificantes. É o jogo mais difícil que tenho que jogar. Mas já tem um final - declarou o argentino, que está na última fase de seu tratamento, esperançoso pela recuperação plena.

Gutiérrez, de 31 anos, foi revelado pelo Vélez Sarsfield e está no Newcastle desde 2008, tendo sua trajetória interrompida apenas pelo empréstimo ao Norwich neste ano. O meia era considerado um dos principais jogadores da seleção argentina na Copa de 2010 pelo técnico Diego Maradona, que chegou a dizer que sua equipe era "Mascherano, Messi, Jonás e mais oito".