Flamengo prepara retorno ao Brasil com reforço na bagagem e saldo positivo na passagem pelos EUA

29/01/2024 10h08


Fonte ge

O Flamengo prepara o retorno ao Brasil com um balanço positivo da pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos. Na bagagem, Tite e cia trazem o reforço do lateral Viña e testes que devem ajudar na formatação do elenco, que se concentra de vez na disputa do Campeonato Carioca.

A passagem rubro-negra em solo americano incluiu sessões intensas de treinamentos, dois amistosos e apenas duas folgas. O elenco treina nas manhãs de segunda e terça-feira antes de retornar ao Brasil, especificamente a Belém, no Pará, local da partida contra o Sampaio Corrêa, pela quinta rodada do estadual.

O time reserva do Flamengo, que ficou no Rio de Janeiro para a disputa do Carioca, não conseguiu vencer os dois jogos que disputou. Empates contra Nova Iguaçu (1x1) e Portuguesa-RJ (0x0). Na estreia, com os titulares em campo, goleada por 4 a 0 sobre o Audax.

Mesmo desembarcando em Belém no fim da noite de terça, Tite usará força máxima às 21h30 (de Brasília), no Mangueirão. O Flamengo ocupa a oitava colocação, com cinco pontos em três jogos - a partida com o Volta Redonda, pela terceira rodada, foi adiada para 10 de fevereiro. Com nove pontos, o Botafogo lidera a competição até o momento.

Bagagem cheia e muitos testes

Faltam menos de 48 horas para terminar a pré-temporada nos Estados Unidos, mas a avaliação interna do período já é bem positiva. O objetivo era integrar os jogadores e focar na preparação enquanto internacionalizava a marca em solo americano.

No campo, o Flamengo retornará ao Brasil em outro patamar físico e uma bagagem cheia de possibilidades em função dos muitos testes contra o Philadelphia Union e Orlando City. No primeiro amistoso, um time em cada tempo e a estreia de De la Cruz. No segundo, dez substituições e a primeira partida do uruguaio como titular.
Imagem: Gilvan de Souza / CRFArrascaeta e De la Cruz em ação em Flamengo x Philadelphia Union.(Imagem:Gilvan de Souza / CRF)Arrascaeta e De la Cruz em ação em Flamengo x Philadelphia Union.

Ainda há a necessidade de ajustes técnicos e táticos, além da questão física, ainda a ser melhorada, mas o Flamengo deixará Orlando com mais possibilidades para uma temporada com o calendário completo. Serão quatro títulos a disputar, além das possíveis ausências por conta dos convocados para a Copa América.

Fora de campo, a diretoria se vê satisfeita com os novos contatos - e possíveis parcerias -, além da difusão do clube nos EUA. O cenário é alavancar a marca até a disputa do Mundial em 2025. Um dos caminhos debatidos é a implementação dos famosos camps, que seriam o primeiro passo rubro-negro em solo americano antes da implementação das escolinhas de futebol.

Vale destacar que o Flamengo aproveitou a passagem para estreitar a relação com o Orlando Magic, time de basquete local. Na primeira folga, Pedro foi até o Kia Center assistir a uma partida ao lado da família. E no último domingo, último dia livre nesta pré-temporada, o Flamengo foi convidado para uma ação na quadra durante o intervalo da partida contra o Phoenix Suns.

Vem mais reforço aí?

Com a chegada do lateral-esquerdo Viña, que se apresentou ao clube durante a pré-temporada nos Estados Unidos, o Flamengo agora concentra esforços em busca de um atacante de beirada. Luiz Henrique, alvo inicial da diretoria, tem acerto encaminhado com o Botafogo, e o clube não tem um "plano B" para esta posição.

Mesmo com a cúpula do futebol longe do Brasil, a negociação por Léo Ortiz continuou acontecendo. O Flamengo se aproximou de valores pedidos pelo Bragantino e confia em acerto com o zagueiro já na próxima semana. O clube aceitou pagar 8,5 milhões de euros e aguarda a resposta do Bragantino, que sinalizou uma pedida próxima a esse valor.

Além de Viña, o Flamengo retorna dos Estados Unidos com o contrato de Fabricio Bruno renovado até o fim de 2028 - o vínculo anterior era válido até dezembro de 2025. Mas a pré-temporada não foi marcada só por chegadas: Fabinho Soldado, gerente de futebol, deixou o clube e retornou ao Brasil para assinar com o Corinthians.

O Flamengo agora tenta solucionar os casos de Matheuzinho e Thiago Maia, alvos do mercado e que ainda aguardam o desfecho de negociações em andamento para deixarem o clube. O lateral chegou a ter empréstimo confirmado para o Corinthians, que ainda tenta levá-lo em definitivo, e agora tem proposta do Botafogo. O volante esteve próximo de assinar com o Internacional, que ainda tenta contratá-lo.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: flamengo, clube, temporada