Flamengo não desiste de Filipe Luís, mas tem outras três opções na mesa

28/12/2025 12h54


Fonte ge

Imagem: Gustavo Aleixo, Getty Images e AlrayyanSCLeonardo Jardim, Thiago Motta e Artur Jorge.(Imagem:Gustavo Aleixo, Getty Images e AlrayyanSC)Leonardo Jardim, Thiago Motta e Artur Jorge.

A ideia de anunciar a renovação de Filipe Luís como presente de Natal caiu por terra. A longa negociação, que começou ainda no primeiro semestre, chega ao estágio mais crítico nos últimos quatro dias de contrato. O Flamengo se vê pressionado e já trabalha com outros três nomes, mas sem jogar a toalha pelo atual técnico.

O entrave ainda é financeiro. Depois de flexibilizações dos dois lados, Filipe Luís enfim aceitou o valor oferecido: uma oferta abaixo da que pedia inicialmente e compôs o acordo com bonificações por metas e uma multa rescisória acessível ao mercado em um vínculo de dois anos.

Porém, ele entende que a remuneração do auxiliar Ivan Palanco e do preparador físico Diogo Linhares, que compõem sua comissão técnica, não devem sair deste montante. Já o Flamengo fez a proposta como um pacote para o trio e bate o pé nesse ponto.

Correntes no clube pressionam para o Flamengo desistir do negócio se não houver um acordo até o fim deste domingo. Mas a diretoria evita trabalhar com prazo e vai esticar a corda por Filipe Luís, que é a sua prioridade. O que não significa que vai esperar o fim do contrato para se movimentar no mercado.

Neste momento, a diretoria rubro-negra trabalha com três opções para substituir Filipe Luís se for preciso: os portugueses Leonardo Jardim e Artur Jorge e o ítalo-brasileiro Thiago Motta. Só que todos têm "poréns" envolvidos para assumir o Flamengo.

Jardim e Motta estão livres no mercado e, por isso, são mais acessíveis. O primeiro é muito elogiado internamente no clube e fez um grande trabalho no Cruzeiro esse ano - inclusive sendo o único time brasileiro que não perdeu do Flamengo em 2025. Porém, o técnico pediu demissão na Raposa para encerrar a carreira. A percepção é que é pouco provável fazer ele voltar atrás na decisão.

Motta tem sua carreira de treinador até aqui baseada no futebol italiano. Seu último trabalho foi na Juventus, onde ele e Danilo se tornaram desafetos. O zagueiro perdeu espaço e entrou em acordo com o clube para rescindir seu contrato seis meses antes do fim.

— Ele não faz mais parte desse projeto, já fomos claros. É uma decisão tomada para o bem de todos — disse Thiago Motta em janeiro, antes da partida entre Juventus e Milan pela Supercopa da Itália.

Danilo ainda tem mais um ano de contrato no Flamengo, e uma escolha por Motta para comandar a equipe poderia causar um climão no vestiário.

Já Artur Jorge é outro nome avaliado para uma eventual saída de Filipe Luís. Porém, o técnico que fez história no Botafogo tem contrato até junho de 2027 no Al-Rayyan, do Catar, e uma multa rescisória considerada alta: cerca de US$ 6 milhões (aproximadamente 33,2 milhões na cotação atual)

O interesse em Jardim foi divulgado pelo Jornal Extra, enquanto na dupla Motta e Artur Jorge foi noticiado pelo jornal O Globo e confirmados pelo ge.

Tópicos: flamengo, clube, contrato