Em meio às chamas, Grosjean pensou em Niki Lauda e lutou para sair do carro pelos filhos

01/12/2020 17h21


Fonte Globo esporte

Imagem: ReproduçãoApós a hospitalização, não foram constatadas fraturas ou grandes lesões no piloto; apenas queimaduras nas mãos e em um dos pés e tornozelos. Internado desde domingo, Grosjean segue(Imagem:Reprodução)
 Romain Grosjean ficou exposto ao fogo após a batida que sofreu no GP do Barein por exatos 28s7; porém, o tempo pareceu muito mais longo para o piloto, que chegou a se recordar de Niki Lauda - que também foi vítima de uma explosão em 1976 - e revelou ter lutado para sair do carro em chamas pelos filhos; Sacha, de sete, Simon, de cinco, e Camille, de dois.

- Não sei se a palavra milagre pode ser usada, mas em todo o caso, não era a minha hora. Pareceu muito mais do que 28 segundos. Meu visor ficou todo laranja, vi as chamas no lado esquerdo do carro. Pensei em muitas coisas, inclusive em Niki Lauda, ??e pensei que não era possível acabar daquele jeito, não agora. Não poderia terminar minha história na Fórmula 1 assim. E então, por meus filhos, disse a mim mesmo que precisava sair. Eu coloquei minhas mãos no fogo e eu o senti queimando o chassi. Senti alguém me puxando, então eu sabia que estava fora - recordou o francês.

Grosjean se acidentou ainda na primeira volta da etapa, realizada no último domingo; após tocar no carro de Daniil Kvyat, da AlphaTauri, o francês da Haas saiu da pista após a curva 3 do circuito e atingiu violentamente o guard rail. Na mesma hora, seu carro se incendiou e acabou partindo no meio - mas a célula de sobrevivência se manteve intacta.

Após o choque, se passaram 28 segundos até que a equipe médica, que acompanhava os carros na primeira volta da prova, chegasse até o piloto. Sem uma das sapatilhas e com ajuda, Grosjean conseguiu sair do carro, em chamas, e recebeu os primeiros socorros antes de ser encaminhado para o hospital.

O francês ainda revelou que, antes de ser resgatado, sentiu a morte de perto, mas apesar do risco de perder a vida, não temeu por ele:

- Tive mais medo por minha família e amigos e obviamente meus filhos, que são minha maior fonte de orgulho e energia, do que por mim. Acho que vai haver algum trabalho psicológico a ser feito, porque eu realmente vi a morte chegando. Mesmo em Hollywood, é possível fazer imagens assim. Foi o maior acidente que já vi na minha vida.

Após a hospitalização, não foram constatadas fraturas ou grandes lesões no piloto; apenas queimaduras nas mãos e em um dos pés e tornozelos. Internado desde domingo, Grosjean segue em observação sobretudo para o monitoramento de seus pulmões, já que o francês foi exposto ao fogo por quase 29 segundos.


Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: carro, piloto, grosjean