Cristiano Ronaldo tem noite de recordes e cala Espanha com três gols

16/06/2018 10h05


Fonte Folha Press


O grito tradicional de Cristiano Ronaldo, somado ao salto característico de seus gols mais marcantes, apareceu no estádio Olímpico Fisht, na última sexta-feira (15), em Sochi.

Em sua melhor noite em quatro Copas do Mundo, o camisa 7 liderou Portugal com três gols, quebrou recordes, provocou e silenciou os espanhóis. Em um marcante clássico ibérico, a Espanha mostrou que segue candidata ao título, mas Portugal não ficou para trás e empatou em 3 a 3, com gol aos 87 minutos.

"Sempre acredito em mim, trabalho para isso. Estávamos ganhando, depois ficamos atrás e a Espanha teve o controle da posse de bola, mas foi bom. A equipe esteve bem, sacrificou-se bastante. Portugal esteve bem e mostrou que vai chegar até o fim"
, disse o craque após a partida.

Duas horas antes de a bola rolar, porém, Cristiano Ronaldo teve certeza de que não seria, de fato, uma noite fácil no lindíssimo estádio com formato de concha próximo ao Mar Negro. O jornal espanhol El Mundo publicou notícia até então sigilosa sobre ele: um acordo fechado com o fisco para pagar 18,8 milhões de euros por impostos.

Para jornalistas portugueses presentes à partida em Sochi, a publicação não foi por acaso. São teorias especulatórias, claro, mas o fato é que a divulgação coloca Cristiano Ronaldo em um cenário de mais pressão. E como já sabemos, não há atmosfera que possa limitar o melhor jogador luso de todos os tempos.

A 1 minuto, Cristiano arrancou, pedalou e foi derrubado por Nacho na grande área. A arbitragem apontou imediatamente e, na passagem pelo companheiro de clube, CR7 fez sinal para dizer que havia, sim, sido pênalti. A cobrança foi precisa, e David De Gea nem sequer saiu na fotografia. Com a autoridade de quem tem cinco Bolas de Ouro na estante de casa, correu, saltou e ainda encheu a internet de novas teorias.

A noite só começava e seguiu com mais um gol de Cristiano, aos 43min. Quem mais seria capaz de receber na grande área, ajeitar para a perna ruim, a esquerda, e finalizar com força? Se ele tinha confiança de sobra, o goleiro espanhol mostrou o oposto. Um frango, celebrado por CR7 com uma corrida de joelho para marcar o gramado.

Em sua noite de recordes, Cristiano Ronaldo já se tornava o primeiro português a jogar em quatro Mundiais e também o quarto jogador da história a marcar em quatro Copas seguidas -igualando-se a Pelé, Miroslav Klose e Seeler. Mas era uma noite especial também por outros motivos, já que nas Copas anteriores ele nunca havia feito mais de um gol. Ao atingir 84 gols em partidas de seleções, igualou o húngaro Puskas como maior artilheiro europeu da história. De quebra, superou o eterno rival Lionel Messi em número de gols em Copas: seis contra cinco.

Em 2014, o craque chegou em péssimas condições físicas e não conseguiu render. Hoje, após uma temporada em que poupou esforços sob a orientação de Zinedine Zidane e mesmo assim venceu a Liga dos Campeões, mostrou que aos 33 anos tem fôlego para ir até o fim. Triste para os espanhóis, que esperavam vencer, mas toparam de novo com Cristiano Ronaldo aos 87 minutos.

Em cobrança de falta sofrida por ele próprio, em jogo que nenhum companheiro de frente conseguiu jogar à altura, o camisa 7 mostrou estar iluminado. Ajeitou, cobrou com perfeição sobre a barreira para estufar a rede e soltar mais um "siiiiiiiii" e saltar para a loucura nas arquibancadas em Sochi de quem presenciou uma noite para os almanaques dos Mundiais.