Brasileirão pode virar G9 com finais garantidas, e país terá recorde de classificados à Libertadores

01/10/2021 14h55


Fonte G1

Imagem: Clever FelixTaça da Libertadores 2020 será entregue ao campeão após decisão no Maracanã, inicialmente programada para 21/1(Imagem:Clever Felix)Taça da Libertadores 2020 será entregue ao campeão após decisão no Maracanã, inicialmente programada para 21/1

O Brasil já garantiu os títulos da Libertadores e da Sul-Americana desta temporada com as finais entre Flamengo x Palmeiras e Bragantino x Athletico, respectivamente. Com isso, o recorde de números de participantes na próxima Libertadores será quebrado. Com as vagas garantidas, o país colocará nove clubes, a maior marca já registada, além de ver o G6 do Campeonato Brasileiro ter a possibilidade de virar G9.

E isso é muito possível. Atualmente, o Brasileirão dá seis vagas diretas à próxima edição da Libertadores — do 1º ao 6º colocado. Isso passou a valer desde 2016, quando a Conmebol anunciou a mudança da regra da competição internacional e concedeu mais vagas para todos os países da América do Sul.

Mas como o Brasil já garantiu os títulos da Libertadores, onde Flamengo e Palmeiras se enfrentarão no dia 27 de novembro, em Montevídeu, e da Sul-Americana, com final entre Bragantino x Athletico, no dia 20 do mesmo mês, no mesmo local, mais duas vagas serão adicionadas ao país.

Assim, os nove classificados para a próxima edição serão:

- Campeão da Libertadores

- Campeão da Sul-Americana

- Campeão da Copa do Brasil

- Os seis melhores classificados do Campeonato Brasileiro

Vale destacar que um desses campeões já estiver no G-6, as vagas se abrem para outros clubes podendo ir até ao G-9. Por exemplo: se o campeão da Libertadores estiver entre os seis primeiros do Brasileiro, o sétimo ganha a vaga. Se o da Sul-Americana estiver na mesma situação, vai o oitavo. Se o da Copa do Brasil também estiver, vai o nono.

Na história da Libertadores, o Brasil nunca conserguiu colocar nove clubes no torneio internacional pois nunca ganhou a Libertadores e a Sul-Americana de maneira simultânea a partir do momento que o novo regulamento entrou em vigor. O máximo foram oito nas seguintes edições:

- 2021: oito vagas (seis via Brasileirão e duas para os campeões da Libertadores e Copa do Brasil)

- 2020: oito vagas (seis via Brasileirão e duas para os campeões da Libertadores e Copa do Brasil)

- 2019: oito vagas (seis via Brasileirão e duas para os campeões da Sul-Americana e Copa do Brasil)

- 2018: oito vagas (seis via Brasileirão e duas para os campeões da Libertadores e Copa do Brasil)

- 2017: oito vagas (seis via Brasileirão e duas para os campeões da Sul-Americana e Copa do Brasil)

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes