Botafogo bate o Fluminense mas fica fora da semifinal do Carioca

03/03/2024 20h56


Fonte ge

Clássico quente, vitória do Botafogo

O Botafogo venceu o Fluminense por 4 a 2, neste domingo, no Maracanã. Depois de um primeiro tempo bem jogado, a segunda etapa foi recheada de confusões, com direito a cartão vermelho e um pênalti para cada lado. Marlon Freitas marcou duas vezes, Raí e Emerson Urso completaram para o Alvinegro. John Kennedy e Lelê fizeram os gols tricolores. E André, que entrou no segundo tempo, foi expulso depois de fazer pênalti em Kauê.
Imagem: Vítor Silva/BotafogoMarlon Freitas em Fluminense x Botafogo(Imagem:Vítor Silva/Botafogo)Marlon Freitas em Fluminense x Botafogo

Tabela

Com o resultado, o Botafogo passou o Vasco momentaneamente na tabela e chegou a sonhar com uma vaga na próxima fase do Carioca. No entanto, o time de São Januário bateu a Portuguesa e garantiu uma vaga na semifinal, deixando o Alvinegro de fora. Confira a classificação.

O Fluminense, por sua vez, tinha a vaga garantida na semifinal, mesmo com a derrota. Com 21 pontos, a equipe termina a primeira fase em quarto lugar e terá o Flamengo pela frente no duelo que decidirá que avança para a final.

Início intenso

O Botafogo começou a partida impondo um ritmo muito forte, com marcação alta e recuperação rápida da bola quando estava sem ela, a defesa Tricolor demorou para entrar no jogo e sofreu. O primeiro gol saiu aos 2 minutos, quando Raí passou para Marlon Freitas na área chutar forte no canto. O Fluminense ensaiou a reação com Lelê, que recebeu livre nas costas de Bastos, mas o atacante desperdiçou com chute para fora. Aos 15, Raí pegou sobra e chutou forte de fora da área para ampliar a diferença. Felipe Alves ainda salvou outro chute de Marlon Freitas para evitar o terceiro gol. Aos poucos, o Tricolor melhorou a saída para equilibrar o jogo e voltou a insistir nas jogadas de média distância, nas costas da marcação. Assim, aos 25, Lelê recebeu lançamento em profundidade, a defesa se embolou para afastar e o atacante chutou na saída do goleiro e diminuiu a diferença no placar. Lelê ainda teve outra oportunidade semelhante, e acabou finalizando de forma displiscente. O ritmo diminuiu na reta final do primeiro tempo, com as equipes jogando de igual para igual.
Imagem: Marcelo Gonçalves / FluminenseFluminense x Botafogo(Imagem: Marcelo Gonçalves / Fluminense)Fluminense x Botafogo

Pênaltis, polêmicas e expulsão

Depois de um primeiro tempo bem jogado, os times voltaram do intervalo com a marcha mais lenta. O jogo tinha ritmo amarrado, com jogadas duras e irritação com o árbitro. Mesmo assim, o Botafogo continuou melhor e quase ampliou com Kauê e Urso. O técnico Fernando Diniz fez algumas mudanças, colocou Martinelli e André na defesa e seu time adotou uma postura mais ofensiva. Deu certo. John Kennedy sofreu pênalti e ele mesmo cobrou de cavadinha para empatar. Não durou muito o bom momento tricolor. Na sequência, André perdeu a bola para Kauê na defesa e, em seguida, fez pênalti no garoto e foi expulso. Marlon Freitas cobrou e colocou o Botafogo novamente na liderança do placar. No fim do jogo, ocorreu um embate, quando Yarlen dividiu com John Kennedy e caiu fora de campo com dores. Para atrasar o jogo, Marçal puxou o jovem companheiro, caído, para dentro das quatro linhas. Felipe Alves, do Fluminense, arrastou o jogador para fora, o que gerou indignação e troca de empurrões. O árbitro controlou a confusão e amarelou o goleiro. Ainda houve tempo para o Botafogo ampliar com bonito gol de cabeça de Emerson Urso, que venceu a marcação insistente de Marcelo no minuto final.

Próximos jogos

Botafogo volta campo na próxima quarta-feira, para enfrentar o Bragantino, no estádio Nilton Santos, pela Pré-Libertadores. O Fluminense vai enfrentar o Flamengo no próximo fim de semana, pela semifinal do Carioca.

Tópicos: jogo, fluminense, botafogo