Análise: Palmeiras faz história na Libertadores e luta sob comando de Zé Rafael em atuação copeira

15/07/2021 09h36


Fonte Globo.com

Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras atingiu um recorde na vitória dessa quarta-feira, sobre a Universidad Católica, por 1 a 0, no Chile. O time chegou a 13 jogos (10 vitórias e três empates) de invencibilidade como visitante na competição, maior sequência na história.

Desde 2019, o Verdão não é derrotado fora de casa na Libertadores. E para manter a escrita na partida de ida das oitavas de final, o time de Abel Ferreira não fez um de seus jogos mais vistosos, mas lutou muito e controlou durante boa parte do tempo os chilenos.

Zé Rafael personificou o espírito da equipe. Antes criticado, o camisa 8 vive uma ótima fase e teve atuação importantíssima defensivamente com três desarmes, muita luta no meio-campo e bons passes para iniciar as jogadas do Verdão. Ele até sangrou em campo e foi um dos destaques na noite.
Imagem: Staff Images/ConmebolZé Rafael tem sangramento no nariz durante Universidad Católica x Palmeiras.(Imagem:Staff Images/Conmebol)Zé Rafael tem sangramento no nariz durante Universidad Católica x Palmeiras.

Diferentemente das últimas partidas no Brasileirão, o Palmeiras jogou bem mais recuado, apostando em transições. A estratégia dificultou a criação da Católica, mas não foi bem executada por completo, pois o Verdão atacou pouco, também.

O gol saiu de uma jogada até então sem grande perigo, mas o toque na mão de Lanaro em cruzamento de Deyverson fez o árbitro assinalar o pênalti após análise do vídeo. Raphael Veiga, que não erra uma cobrança desde 2018, colocou o time alviverde em vantagem ainda no primeiro tempo em Santiago.
Imagem: Staff Images/ConmebolGol de Raphael Veiga na partida Universidad Católica x Palmeiras.(Imagem:Staff Images/Conmebol)Gol de Raphael Veiga na partida Universidad Católica x Palmeiras.

A equipe chilena teve mais volume no primeiro tempo, mas ainda assim incomodou pouco Weverton. A chance mais clara saiu de uma cobrança de falta, que acertou a trave, e no rebote Zé Rafael tirou em cima da linha.

O jogo ficou mais controlado pelo Verdão depois do intervalo, em que o time passou a conseguir trabalhar a bola no ataque, tendo Viña como boa opção ofensiva pelo lado esquerdo, junto de Gustavo Scarpa e Breno Lopes.

Deyverson, dentro de suas limitações, também teve participação importante com alguns bons passes para manter a bola no ataque, ainda que faltassem chances claras. A Católica só criou uma oportunidade de real perigo no segundo tempo, em que Weverton saiu nos pés de Valencia.

Abel Ferreira colocou Wesley e Dudu para dar mais perigo nos contragolpes, e especialmente o camisa 11 incomodou com jogadas individuais. O ídolo, ainda recuperando o ritmo de jogo, teve atuação mais discreta.

Não foi bonito, mas o Palmeiras conseguiu mais um bom resultado fora de casa e merece elogios. Copeiro, como mostrou ser ao vencer a Libertadores e Copa do Brasil no início de 2021, o time de Abel Ferreira tem boa vantagem para avançar às quartas de final. E no Allianz Parque se espera um jogo mais solto do que no Chile.
Imagem: César GrecoGol de Raphael Veiga em Universidad Católica x Palmeiras.(Imagem:César Greco)Gol de Raphael Veiga em Universidad Católica x Palmeiras.
 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: jogo, palmeiras, time