Sarah Menezes e Charles Chibana levam ouro no Grand Slam de Tyumen
12/07/2014 12h57Fonte G1 PI
O Brasil subiu ao pódio seis vezes no primeiro dia de disputas do Grand Slam de Tyumen, na Rússia. Sarah Menezes (48kg) e Charles Chibana (66kg) colocaram o Hino Nacional Brasileiro para tocar. Felipe Kitadai (60kg) e Marcelo Contini (73kg) ficaram com a prata; e Érika Miranda (52kg) e Alex Pombo (73kg) com o bronze. No domingo competem Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (57kg), Bárbara Timo (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suele Altheman (+78kg), Victor Penalber (81kg), Luciano Correa (100 kg) e Rafael Silva (+100kg).Em sua primeira luta já nas quartas de final, Sarah venceu a russa Irina Dolgova por um yuko. Na sequência, avançou à final com um ippon sobre a italiana Valentina Moscatt após 3min20 de combate. O ouro veio com novo golpe perfeito, desta vez em apenas 32s sobre a japonesa Emi Yamagishi. O pódio ainda teve outra brasileira, Taciana Lima, que luta por Guiné Bissau, país de seu pai.
Imagem: © IJF Media Team - Jack Willingham Sarah Menezes vence Emi Yamagishi no Grand Slam de judô de Tyumen.
Sarah Menezes vence Emi Yamagishi no Grand Slam de judô de Tyumen.
 Sarah Menezes vence Emi Yamagishi no Grand Slam de judô de Tyumen.
Sarah Menezes vence Emi Yamagishi no Grand Slam de judô de Tyumen.- Estou muito feliz por chegar ao meu terceiro ouro em Grand Slams. Essa medalha me dá ainda mais confiança para ir buscar meu primeiro título em Mundiais Sênior - disse Sarah, sobre a competição que será disputada no final de agosto também na Rússia.
Charles Chibana se sagrou campeão com três ippons em quatro lugas. Na primeira luta, o russo Armen Avagyan foi derrubado depois de levar três yukos. Contra o espanhol Sugoi Uriarte houve mais dificuldade e o brasileiro venceu por três shidôs. Na semifinal, Chibana deu dois wazaris no japonês Masaaki Fukuoka e com menos de um minuto aplicou um ippon. Na final, nova vitória sobre outro japonês, Yuhei Rokugo, e de com o golpe perfeito em 57s de luta.
- Ano passado foi onde tudo começou. Estava atrás no ranking, ganhei na Rússia e subi bastante. A Rússia vem me dando sorte – disse.
Na categoria até 60kg, Felipe Kitadai usou um wazari e um yuko para vencer o uzbeque Diyorbek Urozboev, o tcheco Pavel Petrikov e o russo Savva Karakizidi. Chegou à de decisão, onde caiu para o japonês Shinji Kido por uma punição. Érika Miranda venceu por ippon a bielorrussa Darya Skrypnik na primeira luta da categoria até 52kg. Na semifinal perdeu para a russa Yulia Ryzhova no golden score após tempo normal e na disputa pelo bronze venceu a espanhola Laura Gomez por ippon faltando menos de 30s para o fim do combate.
Na categoria leve masculina, os dois brasileiros foram parados pelo russo Denis Iartcev. Primeiro, Alex Pombo caiu nas quartas para o anfitrião após vencer o uzbeque Sarvar Shomurdorov. Na repescagem, Pombo venceu o tcheco Jaromir Jezek e na decisão do bronze superou o bielorusso Vadzim Shoka. No outro lado da chave, Marcelo Contini passou pelo cazaque Kairat Agibayev, pelo canadense Etienne Briand, pelo russo Uali Kurzhev e pelo bielorusso Vadzim Shoka até chegar à decisão contra Iartcev, que venceu por apenas um shidô de diferença.
A campeã mundial Rafaela Silva (57kg) perdeu a primeira luta para Lien Cheng-li, do Taipei, por um shidô de diferença. Mariana Barros (63kg) também acabou derrota por uma punição em sua estreia na competição contra a russa Margarita Gurtsieva.













 
                     
                     
                     
                     
                     
                    