Sarah Menezes e Charles Chibana levam ouro no Grand Slam de Tyumen

12/07/2014 12h57


Fonte G1 PI

O Brasil subiu ao pódio seis vezes no primeiro dia de disputas do Grand Slam de Tyumen, na Rússia. Sarah Menezes (48kg) e Charles Chibana (66kg) colocaram o Hino Nacional Brasileiro para tocar. Felipe Kitadai (60kg) e Marcelo Contini (73kg) ficaram com a prata; e Érika Miranda (52kg) e Alex Pombo (73kg) com o bronze. No domingo competem Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (57kg), Bárbara Timo (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suele Altheman (+78kg), Victor Penalber (81kg), Luciano Correa (100 kg) e Rafael Silva (+100kg).

Em sua primeira luta já nas quartas de final, Sarah venceu a russa Irina Dolgova por um yuko. Na sequência, avançou à final com um ippon sobre a italiana Valentina Moscatt após 3min20 de combate. O ouro veio com novo golpe perfeito, desta vez em apenas 32s sobre a japonesa Emi Yamagishi. O pódio ainda teve outra brasileira, Taciana Lima, que luta por Guiné Bissau, país de seu pai.

Imagem: © IJF Media Team - Jack WillinghamSarah Menezes vence Emi Yamagishi no Grand Slam de judô de Tyumen.(Imagem:© IJF Media Team - Jack Willingham)Sarah Menezes vence Emi Yamagishi no Grand Slam de judô de Tyumen.

- Estou muito feliz por chegar ao meu terceiro ouro em Grand Slams. Essa medalha me dá ainda mais confiança para ir buscar meu primeiro título em Mundiais Sênior - disse Sarah, sobre a competição que será disputada no final de agosto também na Rússia.

Charles Chibana se sagrou campeão com três ippons em quatro lugas. Na primeira luta, o russo Armen Avagyan foi derrubado depois de levar três yukos. Contra o espanhol Sugoi Uriarte houve mais dificuldade e o brasileiro venceu por três shidôs. Na semifinal, Chibana deu dois wazaris no japonês Masaaki Fukuoka e com menos de um minuto aplicou um ippon. Na final, nova vitória sobre outro japonês, Yuhei Rokugo, e de com o golpe perfeito em 57s de luta.

- Ano passado foi onde tudo começou. Estava atrás no ranking, ganhei na Rússia e subi bastante. A Rússia vem me dando sorte – disse.

Na categoria até 60kg, Felipe Kitadai usou um wazari e um yuko para vencer o uzbeque Diyorbek Urozboev, o tcheco Pavel Petrikov e o russo Savva Karakizidi. Chegou à de decisão, onde caiu para o japonês Shinji Kido por uma punição. Érika Miranda venceu por ippon a bielorrussa Darya Skrypnik na primeira luta da categoria até 52kg. Na semifinal perdeu para a russa Yulia Ryzhova no golden score após tempo normal e na disputa pelo bronze venceu a espanhola Laura Gomez por ippon faltando menos de 30s para o fim do combate.

Na categoria leve masculina, os dois brasileiros foram parados pelo russo Denis Iartcev. Primeiro, Alex Pombo caiu nas quartas para o anfitrião após vencer o uzbeque Sarvar Shomurdorov. Na repescagem, Pombo venceu o tcheco Jaromir Jezek e na decisão do bronze superou o bielorusso Vadzim Shoka. No outro lado da chave, Marcelo Contini passou pelo cazaque Kairat Agibayev, pelo canadense Etienne Briand, pelo russo Uali Kurzhev e pelo bielorusso Vadzim Shoka até chegar à decisão contra Iartcev, que venceu por apenas um shidô de diferença.

A campeã mundial Rafaela Silva (57kg) perdeu a primeira luta para Lien Cheng-li, do Taipei, por um shidô de diferença. Mariana Barros (63kg) também acabou derrota por uma punição em sua estreia na competição contra a russa Margarita Gurtsieva.

Tópicos: final, rússia, sarah