Imperador só foi relacionado pelos desfalques de Sheik e Liedson

08/10/2011 11h05


Fonte Globo.com

Imagem: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COMClique para ampliarAdriano vai estrear, mesmo acima do peso.(Imagem:Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Adriano vai estrear, mesmo acima do peso.

Relacionado para o banco de reservas do Corinthians que enfrenta o Atlético-GO, domingo, às 18h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, Adriano jogou limpo: tem apenas 20% de sua condição ideal e não suporta jogar mais do que 20 minutos. Depois de mostrar ao longo da semana que ainda precisa evoluir bastante para resgatar a velha fama de goleador, o Imperador só foi convocado para a partida pela falta de opções de ataque. Liedson e Emerson, as estrelas do setor até o momento, estão fora - o primeiro por lesão e o segundo por suspensão.

Na avaliação do departamento médico e da comissão técnica, o camisa 10 ainda precisa cumprir etapas na recuperação da operação no tendão do pé esquerdo, realizada em abril. Além diminuir seu peso de 101kg para 98kg, o centroavante necessita recuperar a mobilidade no gramado para não ser uma presa fácil na marcação e ganhar força no tornozelo esquerdo, seu velho problema desde o Inter de Milão, e na panturrilha da mesma perna, prejudicada pelo longo período de inatividade.

- A insegurança é grande. Estou treinando com o grupo, mas tem algumas coisas que não consigo fazem que me irritam bastante. Eu adoro ajudar, correr, participar da marcação. Por isso que falo para terem calma comigo. Não é dor, mas o tornozelo me incomoda um pouco. No tendão, não tenho mais nada - disse Adriano.

- Tenho dificuldade no arranque, em me movimentar para os lados. Como o Tite está precisando de atacante, falei que estou à disposição, que estaria pronto se ele quisesse me utilizar. Mas falta muita coisa. Fiquei muito tempo parado e sei da minha capacidade, o que posso dar quando estiver no auge da forma física – emendou o Imperador.

Na entrevista coletiva de terça-feira, o técnico Tite admitiu que estava preocupado com o rendimento de Adriano. Mesmo com os três gols marcados pelo jogador no treino, o técnico chegou a dizer que, com a pouca movimentação apresentada no trabalho, o Imperador ainda não tinha condições de atuar. Nas atividades seguintes, o centroavante alternou boas e más apresentações, mas acabou relacionado pela escassez de jogadores no setor.
Liedson não consegue se recuperar das velhas dores no joelho esquerdo e desfalcará o Timão contra Atlético-GO e Botafogo. Já Emerson cumpre o segundo jogo de suspensão pelo terceiro cartão amarelo e pela expulsão diante do Bahia. Assim, as opções são Jorge Henrique e Willian, que não fazem gols há 13 e 16 jogos, respectivamente. O garoto Taubaté, pouco utilizado até o momento, não goza de muito prestígio.O corpo clínico do Corinthians, aliás, acredita que Adriano não corra riscos de ter problemas no local operado. O jogador vem trabalhando há algumas semanas no gramado e não se queixa de dores no tendão. Por causa do longo período longe dos gramados (não atua desde 19 de janeiro, pelo Roma), o camisa 10 perdeu parte da estabilidade do tornozelo esquerdo, o mesmo que ele já havia lesionado quando atuou pela primeira vez no Internazionale.

Mesmo jogando parte do segundo tempo, Adriano ainda não estará liberado das atividades no departamento médico. O jogador continuará realizando seções quase que diária de fisioterapia.

O método é mesmo que o Corinthians usou com Ronaldo, em 2009, durante o processo de recuperação pela lesão sofrida no joelho esquerdo.

- Ele ir para o banco é mais um passo na recuperação. É muito importante para o emocional dele. Depois, a programação do Adriano continuará diferente (dos outros jogadores). Ele ainda tem a necessidade de trabalhar com os fisioterapeutas e vai seguir um modelo parecido do que foi com o Ronaldo – disse o fisioterapeuta Bruno Mazziotti.