Botafogo supera vaias e apagão, vence o Grêmio e cola no G-4
26/06/2011 20h15Fonte Globo.com
Imagem: Ivo Gonzalez / O GloboClique para ampliar
Everton teve boa atuação no 1º tempo, mas caiu de rendimento na etapa final.
Everton teve boa atuação no 1º tempo, mas caiu de rendimento na etapa final.Na sequência de três jogos no Engenhão, o saldo foi de sete pontos. Depois de bater o Coritiba e empatar com o Flamengo, o Botafogo superou os desfalques, as vaias e um apagão no estádio e venceu o Grêmio por 2 a 1 neste domingo. Marcelo Mattos, que pode ter feito seu último jogo com a camisa alvinegra, e Elkeson marcaram os gols alvinegros.
A partida ficou paralisada durante 20 minutos no segundo tempo por causa de uma queda de energia no estádio, a terceira neste ano. O gol do gremista Rafael Marques, já no fim, saiu aos 65 minutos.
Com o resultado, o Botafogo deu um salto na tabela e encostou no G-4 do Campeonato Brasileiro. Com 11 pontos, ocupa a quinta colocação, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Vasco, que joga às 18h30m, contra o Atlético-GO. O Grêmio, por sua vez, segue em situação delicada. Sem vencer há três rodadas, caiu para a 12ª colocação, com sete pontos.
Os dois times voltam a campo na quarta-feira. Às 21h50m, o Botafogo vai ao Morumbi enfrentar o líder São Paulo. O Grêmio recebe o Avaí, às 19h30m, no Olímpico.
O caminho é pela esquerda
Foi o Botafogo que começou a partida comandando as ações ofensivas. Com forte marcação na saída de bola do Grêmio, o Alvinegro procurou sufocar o adversário, que entrou em campo com apenas um atacante. No entanto, o time de Caio Júnior insistia em armar jogadas pelo meio da defesa adversária, que, fechada, conseguia impedir maiores perigos.
Do lado direito, um debilitado Maicosuel - que no último sábado não treinou por causa de problemas estomacais - não mostrava a habitual velocidade na combinação de jogadas com Alessandro. Pela esquerda, Márcio Azevedo formava boa parceria com Everton, que mostrava ser a melhor saída do Botafogo para o ataque.
E foi das raras vezes que investiu pelo lado esquerdo que o Botafogo levou perigo ao Grêmio. Herrera e Maicosuel desperdiçaram boas oportunidades iniciadas pelo camisa 10. O Alvinegro deu nove chutes a gol no primeiro tempo, mas o Tricolor gaúcho mostrou maior eficiência, levando perigo nas três oportunidades que teve.
Diante da falta de eficiência do Botafogo, o Grêmio passou a aproveitar os espaços e quase marcou nos contra-ataques, mesmo com a saída de Marquinhos, machucado, e a marcação sob Douglas, principal homem de criação. Fernando teve uma chance frente a frente com Renan, mas o substituto de Jefferson - que está na Seleção Brasileira - fez grande defesa. Na sequência da jogada, depois de falha de Márcio Azevedo na marcação, Lúcio pegou de voleio, e Marcelo Mattos tirou quase em cima da linha.
Vaias, apagão e gols
Na volta do intervalo, o Grêmio, com poucas opções ofensivas, continuava apostando nos contra-ataques e quase marcou com William Magrão. O gol só não saiu porque Renan, mas uma vez de frente com um gremista, desdobrou-se no lance.
Irritada com a atuação do time, a torcida do Botafogo passou a vaiar. Caio Júnior fez modificações, que irritaram ainda mais os torcedores. Cidinho e Caio entraram nas vagas de Everton e Maicosuel.
Caio Júnior ouviu gritos de “burro”, mas as substituições surtiram efeito. Em seu primeiro lance, Cidinho forçou a expulsão de Fernando, que já tinha cartão amarelo. Com um a mais, o Botafogo voltou a mandar no jogo e chegou ao gol. Elkeson chutou com força, mas com direção errada. Marcelo Mattos, no reflexo, usou a cabeça e desviou a bola para a rede. A mesma torcida que vaiava passou a gritar “fica, fica”, uma vez que o volante tem contrato terminando no dia 30 e, suspenso, não enfrenta o São Paulo na quarta-feira.
O gol alvinegro veio seguido de um apagão. A falta de energia, porém, não apagou o ânimo botafoguense. Logo depois de o árbitro Jailson Macedo Freitas reiniciar o jogo, Elkeson aproveitou o cruzamento de Caio, após linda jogada pela direita, e ampliou. Na comemoração, o meia tirou a camisa e recebeu cartão amarelo.
Mesmo com um jogador a menos e em desvatagem no placar, o Grêmio ainda teve forças para buscar o gol de honra antes do apito final. Douglas cobrou falta, Renan rebateu para o meio da área. A bola bateu em Rafael Marques e foi para a rede, aos 65 minutos.












