Visita técnica marca início das obras da pista olímpica de bicicross em Teresina

14/07/2015 11h14


Fonte G1 PI

Imagem: PMT/AscomClique para ampliarVisita técnica inicia trabalhos na área escolhida na Zona Sudeste da capital.(Imagem:PMT/Ascom)Visita técnica inicia trabalhos na área escolhida na Zona Sudeste da capital.

A pista de olímpica de ciclismo BMX (bicicross) começa sair do papel. Após meses de estudo e busca por um terreno adequado para sua construção, a obra, enfim, teve seu pontapé inicial na região do Residencial Frei Damião, zona Sudeste de Teresina. O ponto de partida foi a visita técnica realizada nessa segunda no local por membros das secretarias municipais de Planejamento e Coordenação (Semplan) e Esporte e Lazer (Semel), que estabeleceram o prazo para seu término: seis meses.

Com orçamento superior a R$ 1,3 milhão, a construção da pista faz parte do programa olímpico Rio 2016, onde serão construídas seis destas pistas em todo o país, sendo Teresina um desses centros. Mesmo com início das obras oficializados, o maquinário só deve começar os trabalhos em pouco mais de uma semana, logo após o nivelamento de toda a área.

- A obra é dividida em etapas. A visita serviu para dar início à conferência do levantamento planialtimétrico e ao projeto de terraplanagem, ou seja, questões técnicas. Em dez dias, que é quando essa fase técnica será finalizada, as máquinas começarão a construir – garantiu Virgínia Moura, arquiteta da Semplan.

Imagem: PMT/AscomO secretário de esportes, Galba Coelho, foi um dos responsáveis pela escolha do local para a pista.(Imagem:PMT/Ascom)O secretário de esportes, Galba Coelho, foi um dos responsáveis pela escolha do local para a pista.

Ao todo, serão construídas duas pistas no espaço para a prática da modalidade conhecida popularmente como bicicross, vertente do ciclismo que faz parte dos esportes olímpicos.

Outro que esteve presente no marco inicial do projeto foi o secretário municipal de esporte e lazer, Galba Coelho, que destacou a importância da pista para o esporte do estado.

- A pista é um ganho extremamente importante para o esporte piauiense, promovendo uma maior visibilidade ao esporte e revelando novos talentos. Além disso, a pista será um local seguro para as crianças da cidade se divertirem e aprenderem a andar de bicicleta, tornando-se um espaço importante de convivência social entre as famílias – ressaltou Galba.

Imagem: NANJING POOL / LIU JingImagem ilustratitva de como será a pista de BMX construída em Teresina.(Imagem:NANJING POOL / LIU Jing)Imagem ilustratitva de como será a pista de BMX construída em Teresina.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: teresina, esporte, pista