Teresina terá centros de excelência para Judô e Badminton em um ano

19/08/2013 12h23


Fonte G1 PI

O secretário de esportes e lazer de Teresina, Galba Coelho, reuniu-se na última semana com representantes do judô e do badminton piauiense para tratar sobre a instalação de dois centros de alto rendimento destes esportes em Teresina. O objetivo é desenvolver atletas olímpicos na cidade.

A construção destes centros em Teresina será fruto de uma parceria entre prefeitura, confederações e a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento, vinculada ao Ministério dos Esportes. A prefeitura ficaria encarregada da doação dos terrenos, uma contrapartida de 5% do valor das obras e da manutenção dos centros, enquanto o Ministério dos Esportes custearia o resto. As confederações administrariam.

Cada um destes centros tem um valor estimado em torno de 4 a 5 milhões de reais. O que está em estágio mais avançado é o do Badminton, faltando apenas a titulação da área por parte da prefeitura para ser construído em terreno anexo ao Instituto Federal do Piauí Sul. O processo seguirá com a licitação para que a escolha da construtora inicie. Segundo Galba, já existe a planta do local. A estrutura visa receber competições internacionais e comportará seis áreas com arquibancadas retrateis. Além de Teresina, no país, somente São Paulo e Brasília terão centros semelhantes.

No caso do Judô, o terreno para a construção do empreendimento ainda não foi escolhido. Algumas opções foram apresentadas, como terrenos na região do Parque Lagoas do Norte e na zona leste da cidade. Ao ser definido o local, será feito então o projeto que será encaminhado ao Ministério dos Esportes, onde os recursos já estão assegurados. O prazo para a construção e entrega é de um ano, segundo o secretário. A intenção é que eles sejam espaços para revelar talentos ainda para as Olimpíadas do Rio-2016.

- Estamos vendo os melhores locais para a construção destes centros. É uma forma de deixar um legado para os estados após as Olimpíadas – afirma Galba Coelho.

Legado

Para Francisco Ferraz, presidente da Confederação Brasileira de Badminton, a construção deste centro pode melhorar ainda mais o rendimento dos atletas piauienses na modalidade, que já colecionam resultados expressivos no Brasil e em torneios internacionais. Para ele, um ginásio de padrão internacional e a disponibilidade de estruturas adequadas em tempo integral, com equipes multidisciplinares cuidando dos jogadores, trará resultados positivos.

- Um centro desses melhora muito para os atletas. Com isso aqui, os piauienses se tornarão referências pan-americanas e não perderão mais para os atletas dos Estados Unidos e do Canadá, que hoje são a grande pedra no sapato deles – afirma.

Promessa antiga

Não foi somente a medalha de ouro olímpica da piauiense Sarah Menezes que completou um ano no último mês de julho, a promessa do centro de excelência para Teresina também. Expedito Falcão, técnico da atleta, revela que um encontro com Ricardo Leyser Gonçalves, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, ainda em Londres falou do interesse em instalar o centro na cidade.

- O diferencial desse centro é que será exclusivamente para o judô. A intenção é que ele sirva como um polo de desenvolvimento que vai abranger atletas do Pará, Maranhão, Ceará e outros estados. Aquele que mais se destacarem serão enviados para o centro máster que será instalado na Bahia – revelou Expedito.

No espaço de cerca de 3.000 m² a intenção é que exista a construção de duas áreas oficiais e um anexo com a parte de academia, administração e um laboratório de pesquisa na área de fisiologia do esporte.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local