Teresina sedia pela primeira vez a Copa Nordeste de Ciclismo

10/05/2013 11h49


Fonte G1 Pi

Tudo pronto para começar nesta sexta-feira (10) em Teresina a XXV Copa Nordeste de Ciclismo. É a primeira vez que a capital piauiense recebe o evento que reúne mais de 250 competidores de quase todos os estados da região. A única exceção é Pernambuco que não enviou ciclista para o campeonato. As provas vão ser realizadas no complexo da Ponte Estaiada, zona Leste da cidade.

A Copa Nordeste de Ciclismo é um evento oficial de caráter regional e que está incluído no calendário anual da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Tanto que o diretor técnico da entidade, Marcos Antônio Barbosa, já se encontra em Teresina para acompanhar toda a prova. De acordo com ele, o evento é o mais importante da modalidade na região e vale pontos para o ranking nacional.

"São mais de 250 ciclistas disputando provas contra o relógio, resistência e de percursos em 11 categorias diferentes, desde o juvenil até 13 anos até a master até 60 anos de idade. O torneio tem início nesta sexta-feira e acontece até o próximo domingo, Dia das Mães", destacou Marcos Antônio Barbosa, diretor técnico da CBC.

O dirigente comentou, ainda, que o ciclismo piauiense tem obtido bons resultados em competições nacionais, além de apresentar bons índices de crescimento nos últimos anos. Segundo Marcos, a Copa Nordeste é apenas o pontapé para que o Piauí possa a vir a realizar competições nacionais, como etapa de brasileiro, e até mesmo internacionais.

"A prática do ciclismo como esporte no Piauí vem se expandido muito. Já são cerca de 800 atletas filiados, o que fez o Estado deixar a última posição e pular para o nono lugar entre as unidades Federativas onde se mais pedala no país. Isso é um feito muito grande",
pontuou.

Sobre as condições das pistas em Teresina, o diretor técnico elogiou o local definido para a Copa Nordeste. Porém, enfatizou que é preciso um trabalho mais consciente do setor público municipal e Estado, em parceria com a Federação de Ciclismo do Piauí, para oferecer melhores condições para a prática do esporte.

"O ciclismo auto rendimento acontece em estradas e para isso os atletas precisam utilizar as vias públicas, não tem como fugir disso. Então, é necessário que ocorra uma parceria entre setor público e a Federação para que sejam proporcionadas todas as condições. Mas, isso é uma realidade de todo o país", concluiu.

Competição

As provas da Copa Nordeste começam às 14h, com as disputas Contra Relógio Individual. No torneio, os competidores irão percorrer 6 km. No sábado (11), segundo dia, os atletas entram na pista para percorrer um trajeto de 4.770 km na prova de Resistência. E, no domingo (12), o percurso será de 3 km na modalidade Circuito.

Os atletas piauienses, de acordo com o presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, George Rodrigues, foram selecionados de acordo com critérios, como o índice técnico e disciplina. A deleção do Piauí terá 22 atletas, além dos reservas.

"Existem atletas que, fatalmente, conseguiram vitórias em pelo menos uma das provas, porém não foram convocados por atitude antidesportiva ou por estar inadimplente com a federação",  explica George Rodrigues.