Tenista cria site para facilitar acesso a torneios

28/10/2014 15h10


Fonte Globoesporte.com

Nem só do glamour dos Grand Slams vive a carreira de um jogador de tênis. Muitos ainda estão em busca de posições no ranking e de patrocínios. Para isso, precisam das premiações de torneios menores para poderem custear as participações no circuito profissional. Foi para ajudar nessa questão que o tenista Augusto Laranja criou um site para catalogar os torneios deste tipo que acontecem pelo Brasil.

Laranja criou o site atentando para uma dificuldade do seu próprio dia a dia. Sem poder contar sempre com a ajuda de patrocinadores, muitas vezes era difícil ter dinheiro para viajar para as competições do circuito profissional. A solução, nestes casos, são os torneios de grana, que não contam pontos no ranking da ATP, mas dão premiações em dinheiro que financiam a carreira destes tenistas. É o caso do Piauí Open, competição que contou com a presença do atleta.

Ainda havia, no entanto, outro problema. Estes torneios geralmente são pequenos, espalhados por todo o país e não contam com uma grande estrutura de divulgação. Assim, muitos tenistas não ficavam sabendo da realização da maioria deles. Foi assim que surgiu a ideia de criar o torneiodegrana.com, uma forma de tornar a divulgação mais rápida e fácil.

-Tem bastante desses torneios espalhados pelo país, mas a divulgação era muito ruim, mais no boca a boca. Um organizador convidava dois ou três jogadores, e queria convidar outros, mas os jogadores que ficavam sabendo não passavam para outros, para não ter mais concorrência, e aí ficava difícil. Agora com o site, todo mundo fica sabendo– diz Augusto.

Imagem: Wenner TitoAugusto Laranja criou o site para ajudar na divulgação destes eventos.(Imagem:Wenner Tito)Augusto Laranja criou o site para ajudar na divulgação destes eventos.

Atualmente, o site é totalmente gratuito, mas a partir de 2015 Augusto pretende cobrar para os organizadores que quiserem cadastrar seus torneios no site, além de abrir espaço para publicidade. Será mais uma fonte de renda para financiar a carreira do tenista de 22 anos que, assim como a grande maioria dos atletas brasileiros, tem dificuldade para se manter só do esporte.

Este é o atrativo dos torneios de grana. Para os tenistas que ainda estão longe de disputarem torneios de grande porte, abaixo da 300ª posição no ranking da ATP, é mais difícil encontrar patrocinadores. Os torneios de grana, menos disputados, são uma fonte importante de dinheiro para os gastos do dia a dia.

- Eu dependo desse tipo de sorteio para continuar jogando o circuito profissional. Não está tendo muito torneio profissional no país, tem que viajar para fora, então jogo 4 ou 5 semanas seguidas esses torneios de grana, aí junto um dinheiro e consigo viajar por dois meses mais tranquilo. É o caso da maioria dos jogadores brasileiros – finaliza Augusto.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews