Sinopse perde recurso e fica sem título Brasileiro Escolar de Badminton

28/04/2014 14h43


Fonte G1 PI

Não deu para o Sinopse. A escola piauiense, que foi campeã do Brasileiro Escolar de Badminton no início do mês, foi desclassificada por usar um atleta irregular, perdeu o título e, consequentemente, a vaga que havia conquistado no Mundial Escolar. A resposta definitiva foi dada no último final de semana, quando a Confederação Brasileira de Desporto Escolar indeferiu o recurso tentado pela escola.

O motivo da desclassificação do Sinopse foi a escalação do atleta Francielton Farias. O garoto integrou a seleção da escola como aluno do Pré-Vestibular, mas o regulamento da competição só permitia a inscrição de alunos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Imagem: Reprodução/FacebookFrancielton (terceiro da direita para a esquerda) foi o pivô da confusão que eliminou o Sinopse.(Imagem:Reprodução/Facebook)Francielton (terceiro da direita para a esquerda) foi o pivô da confusão que eliminou o Sinopse.

Segundo membros da escola e da Federação de Esportes Estudantis do Piauí, o erro aconteceu por uma interpretação errônea do regulamento. A escola ainda chegou a mover um recurso, pedindo que apenas o atleta fosse desclassificado, mas o título da equipe mantido. No entanto, no último fim de semana, a CBDE julgou o caso e deu parecer contrário à solicitação.

- Como a competição era por equipes, acabaram julgando que deveriam ser penalizada toda a equipe, e não apenas o atleta. O que podíamos fazer nós fizemos, mas infelizmente o resultado foi negativo. Mas eu ainda recomendei que a CBDE revisse o regulamento, que permite interpretações diferentes, para evitar problemas posteriores não só com o Piauí como com qualquer outro estado – afirma Francisco Brás, presidente da FEEPI.

Entenda o caso

A equipe masculina do Sinopse foi campeã com folga do Brasileiro Escolar de Badminton, que aconteceu entre os dias 8e 9 de abril, na cidade de Lindoia, em São Paulo. Além do título brasileiro, a escola teria também vaga garantida no Mundial Escolar, que acontece em maio na China.

No entanto, a escalação de Francielton gerou protesto entre outras equipes, o que fez a CBDE analisar a questão e decidir pela eliminação da equipe do Sinopse. Houve prazo para recurso, que foi tentado, mas novamente indeferido pela entidade escolar. Com o resultado, o título brasileiro e a vaga no Mundial agora vão para o Colégio Governador Valadares, de Sergipe, que havia ficado na segunda posição.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: equipe, título, sinopse