Série D: Parnahyba e Salgueiro fazem 'decisão' por vaga nas oitavas de final

25/08/2013 12h26


Fonte G1 PI

A palavra que rodeia os pensamentos de Parnahyba e Salgueiro, neste domingo (25), é futuro. Os dois times sabem da responsabilidade que terão em campo, quando disputam a última vaga do grupo A2 da Série D do Campeonato Brasileiro, no Estádio Verdinho, às 16 horas.

Para salvar o restante do ano, as duas equipes precisam avançar de fase em busca do tão sonhado acesso. Por isso, o futuro. Em segundo lugar na chave, o Carcará do Sertão depende de um simples empate. Do outro lado, o Tubarão passa para as oitavas de final apenas com uma vitória.

Salgueiro e Parnahyba fizeram campanhas similares na Série D. Cada uma tem três vitórias em sete jogos, com aproveitamento de 57% e 52%, respectivamente. A diferença – que separa em apenas um ponto (12 a 11) as duas equipes na tabela – vem no número de derrotas e empates do time piauiense.

Será em casa, ao lado da torcida azulina, que o Parnahyba decidirá a vaga. O cenário, de acordo com o treinador Paulo Moroni, não poderia ser melhor. Foi no Verdinho que o time buscou as suas três vitórias na competição. Invicto, o técnico não escondeu ao longo da semana a dificuldade de derrotar o Salgueiro.

Sem o atacante Fabinho, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo, Moroni respirou aliviado ao ter a volta dos laterais Rian e Barata. Os jogadores têm dado fôlego em momentos de sufoco da equipe, sendo requisitados constantemente. O esquema tático não foi adiantado pelo treinador, ainda com dúvida na escalação dos atacantes Alex Paraíba e o Júnior Mineiro.

"Estamos cientes que é um jogo importante, mas sabemos a força do nosso time dentro de casa. Mais do que nunca vamos dar o nosso máximo, para conquistar nosso maior objetivo, que é a classificação", analisou Rian, lateral esquerdo.

Salgueiro dribla cansaço

Mesmo antes de sofrer o revés no meio de semana para o Internacional, pela Copa do Brasil, o Salgueiro já focava o Parnahyba. Prova disso, é o planejamento da comissão técnica do Carcará: o meia Elvis, que estava com um cansaço muscular leve, foi poupado no jogo diante do Colorado para ficar 100% fisicamente para o duelo deste domingo.

Além de Elvis, o técnico Marcelo Chamusca vai contar com a volta do volante Moreilândia, que cumpriu suspensão no empate diante do Maranhão, na última rodada. O meia Clébson, que ficou de fora do jogo contra o Internacional porque já tinha atuado na Copa do Brasil pela equipe do Remo-PA, está confirmado no time sertanejo.

"A nossa prioridade é o acesso. Tivemos um jogo duro contra o Internacional e queríamos muito enfrentar uma equipe de grande porte como eles. Mas nunca escondemos que o nosso foco maior era o jogo contra o Parnahyba. Só precisamos do empate, vamos
jogar para vencer, com toda a certeza",
comentou o técnico Marcelo Chamusca.

Apesar de depender do empate, o time sertanejo promete: não vai usar a retranca e o sistema será um ofensivo 4-4-2, porém com três volantes. Mondragon; Marcos Tamandaré, Ricardo Braz, Aylton Alemão e Daniel; Moreilândia, Victor Caicó, Pio e Clébson; Fabrício Ceará e Elvis devem começar a partida.

O paraense Andrey da Silva apita ao jogo, auxiliado pelos assistentes Marcos da Silva Brigido e Arnaldo Rodrigues de Souza.

Tópicos: parnahyba, salgueiro, equipe