Sem Copa Piauí, Enxuga Rato pode voltar à estaca zero, afirma dirigente

20/06/2013 16h37


Fonte G1 PI

Após a confirmação de que apenas três clubes se inscreveram para a Copa Piauí, competição que aponta o campeão como representante piauiense para a Copa do Brasil 2014, o Piauí se posicionou sobre as polêmicas que giram em torno de Flamengo-PI e River-PI. Os dois times contestam a vaga antes da realização da competição.

Com as desistências de Picos, Cori-Sabbá e 4 de Julho, a Copa Piauí passou a contar apenas com a participação de River-PI, Flamengo-PI e Piauí. No entanto, nesse cenário, a competição local passa a não valer vaga para a Copa do Brasil. De acordo com o regulamento geral de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o campeonato precisaria contar com pelo menos quarto clubes para se tornar seletiva para o torneio nacional.

O imbróglio fez com que os maiores rivais do Estado se confrontassem. De um lado, o River-PI alega que, caso a Copa Piauí não seja válida, a vaga para a Copa do Brasil passa a ser do vice-campeão piauiense. Em contrapartida, o Flamengo-PI contesta que, sem a validade da nova edição, o representante legal para o próximo ano é o atual campeão da Copa Piauí.

Observando de longe as polêmicas, o Enxuga Rato apenas aguardará por um posicionamento oficial da Federação de Futebol do Piauí (FFP).

- Hoje nós vamos saber com a FFP o que significa tudo isso. Para a gente, tudo é especulação e só vale o que estiver no papel – conta Jacob Júnior, supervisor de futebol do Piauí.

Questionado sobre qual seria a posição do clube caso seja confirmada a vaga para Flamengo-PI ou River-PI, o dirigente reclamou.

- Se isso acontecer, não tem sentindo ter a Copa Piauí. É melhor a gente ficar trabalhando as nossas categorias de base. Isso é triste, porque o certo mesmo seria ter uma competição com todos os clubes classificados, que se sacrificaram tanto. Teve clube que entrou na justiça para conseguir a vaga para a campeonato e agora não vai ninguém – lamenta Jacob.

Além da polêmica, o dirigente aponta que, caso a competição não ocorra, as implicações serão maiores do que não ter o direito de tentar uma vaga para a Copa do Brasil.

- Esse ano ia ser bom com competições marcadas para o primeiro e para o segundo semestre, mas caso esse acontecimento seja concretizado, só prejudicaria o futebol. Os clubes que desistiram deveriam receber alguma penalidade, porque no início do ano a proposta era ter competição o ano todo – protestou Jacob Júnior.

- A única coisa que o Piauí pode dizer agora é que não deve nada. Nós temos o nosso planejamento para todo o ano, como foi recomendado para todos os clubes, e o nosso time também está em uma crescente. Se não tiver competição, vamos ser prejudicados e que vai acontecer é que voltaremos à estaca zero – completa o supervisor de futebol do Piauí.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: futebol, clubes, flamengo