Sem Copa PI, Cesarino pede menos 'chororô' e mais empenho dos clubes

17/07/2014 10h17


Fonte G1 PI

Imagem: Flávio Meireles/GLOBOESPORTE.COMClique para ampliarPresidente da FFP cobra planejamento de times.(Imagem:Flávio Meireles/GLOBOESPORTE.COM)Presidente da FFP cobra planejamento de times.

Nos últimos três anos, o futebol piauiense conseguiu devolver aos estádios da capital os torcedores ao seu lugar de direito. O momento que era para ser tido como uma situação animadora, logo mostrou a sua verdadeira face de preocupação com o cancelamento da Copa Piauí por ausência de clubes. O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Cesarino Oliveira, afirma que a falta de condição é o principal ponto para a atual situação do futebol local, que sofre com a falta de planejamento.

O calendário das competições para o ano de 2014 foi divulgado ainda no mês de setembro do ano passado. Nele consta duas competições para o futebol profissional em cada semestre: o Campeonato Piauiense, no primeiro, e a Copa Piauí, no segundo. Cesarino Oliveira expõe os problemas de planejamento das equipes e pede menos reclamações e mais ações por parte dos dirigentes dos clubes.

- Eu não posso, como federação, ter a responsabilidade de arcar com essa situação dos clubes. Cada um tem as suas dificuldades, sua forma de administrar, mas chegou um ponto em que temos de procurar saídas juntos dessas dificuldades. Agora, disputar para trazer imagem ruim, prejuízo, tem mesmo é que não realizar. Eu sou favorável a esse cancelamento – afirmou o presidente, referindo-se à Copa Piauí.

Antecipando as possíveis críticas quanto à postura da entidade, Cesarino Oliveira avalia que não pretende maximizar o problema dos campeonatos no estado distribuindo convites de participação a outros clubes. Para o presidente da FFP, a possibilidade dos times não terem condições de continuar nas competições poderia trazer uma situação vexatória maior ao futebol do estado.

- A federação não vai atrás dos clubes para participar das competições. Não encaramos como desprestígio. Não tenho o menor constrangimento em aceitar esse momento de dizer que os clubes não têm condições, a federação não vai correr atrás de dirigentes – garantiu Cesarino.

Essa situação pela qual passa a modalidade, segundo o gestor, é um reflexo da falta de investimento dos clubes. Para ele, a descontinuidade do trabalho com jogadores locais desmotiva os torcedores por não criar uma identificação. A consequência disso é o esvaziamento das arquibancadas e a impossibilidade de gerar renda através da venda de artigos do clube.

- Raramente os clubes empregam os jogadores do município. Se você vem praticando o futebol o ano todo como entidade e tem retorno para a comunidade, não tem do que reclamar. Temos que atacar essa situação de frente para que não possamos ficar lamentando a situação que é o que existe e é constante no nosso futebol – reconheceu Cesarino Oliveira.

A Copa Piauí foi a segunda competição do calendário piauiense cancelada em 2014. Antes dele, a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Piauiense também foi cancelada porque somente a equipe do Altos fez sua inscrição. Agora, o Campeonato Piauiense Sub-17, próximo evento do calendário da FFP, também sofre o risco de ser não realizado por falta de clubes interessados.