Sem caixa, Delta terá eliminatória de tiro único para ir ao Brasileiro de rugby

13/03/2017 16h00


Fonte Globoesporte.com

Por melhor que seja a fase em campo, o Delta Rugby segue agarrado ao carma financeiro que o acompanha desde a sua fundação. Na atual temporada, a direção do clube do Piauí entrou em consenso e decretou: caso a equipe não se classifique para o Campeonato Brasileiro por meio das eliminatórias, previstas para o dia 25 e 26 de março, em Florianópolis, não brigará pelo título no torneio nacional. A informação foi confirmada pelo técnico Carlos Marvel, nesta segunda, enquanto a comissão define detalhes da ida da delegação a Santa Catarina. Os quatro primeiros colocados terão despesas de deslocamento custeadas pela Confederação Brasileira de Rugby nas seis etapas do Brasileirão.

Até se firmar entre os quatro times que terão auxílio financeiro bancados em 2017, o Delta terá um complicado caminho nas eliminatórias. O time do Piauí caiu no Grupo A ao lado de Leoas de Paraisópolis, Rugby USP e Serra. A estreia do Delta será diante do Serra, às 9h do dia 25. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final. Ao todo, 16 times estão distribuídos em quatro chaves.

- É muito importante para nós ganharmos quatro jogos: os três da primeira fase e o das quartas. O que vier para nós depois daí é lucro. Como tudo é mais difícil, vimos que teremos seis etapas do Brasileiro. Se não formos como equipe fixa via eliminatórias, não teremos como disputar a competição. É no mínimo R$ 90 mil de custos. Ir de ônibus é mais caro. Sabemos a importância que estamos carregando em representar o Piauí e o Nordeste. Infelizmente não temos como competir se não ficarmos entre os quatro – enfatiza o técnico Carlos Marvel.

Imagem: Susi Baxter-SeitzDelta quer se manter no Brasileirão. Time precisa ficar entre os quatro melhores das eliminatórias.(Imagem:Susi Baxter-Seitz)Delta quer se manter no Brasileirão. Time precisa ficar entre os quatro melhores das eliminatórias.

As dificuldades do Delta, contudo, não se resumem apenas à questão financeira. O time tem desfalques importantes no time titular. A capitã Taís lesionou o joelho, foi submetida à cirurgia há 20 dias e tem retorno previsto apenas em julho. Principal referência do elenco, a ponta Patrícia Carvalho sofreu um acidente de moto e sofreu uma pequena fratura no osso do braço. Ainda não há necessidade de cirurgia no local do impacto, tampouco de retorno aos campos.

Uma das esperanças de “reforço” do Delta será a escalação da pilar Adalúcia Nascimento e da ponta Rafaele Leone. A dupla integra o grupo de treinamento da seleção brasileira, em São Paulo, e devem se apresentar para a disputa das eliminatórias com a camisa do time piauiense.

No Campeonato Brasileiro feminino do ano passado, o Delta terminou em quinto lugar na classificação geral, uma posição acima do desempenho obtido, em 2015, na estreia do clube na elite do principal torneio de rugby do país.

Eliminatórias do Campeonato Brasileiro feminino 2017:

Grupo A: Delta, Leoas do Paraisópolis, Rugby USP e Serra
Grupo B: Bandeirantes, Melina, Centauros e Blumenau
Grupo C: Desterro, BH Rugby, Goianos e São Lourenço
Grupo D: Charrua, Vitória, Maringá e Guanabara.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: campeonato, rugby, delta