Sarah fecha ano como a melhor judoca do mundo, mas foco é 2014

14/12/2013 12h44


Fonte G1 PI

Sarah Menezes é a melhor judoca do mundo na categoria até 48kg. Qual a novidade nesta frase? Nenhuma, literalmente nenhuma. Há 17 meses, desde que fez história, ano passado em Londres, ao conquistar o primeiro título olímpico feminino do judô nacional, que a piauiense está à frente do ranking mundial com 2.654 pontos, 444 pontos a mais que a mongol Urantsetseg Munkhbat, segundo colocada.

Só que isso não quer dizer muita coisa para a própria Sarah. Na verdade quer, sim. A posição a coloca como referência na categoria e a atleta a ser batida. Mas, para a judoca não é garantia de nada e pouco vai adiantar ter ficado tanto tempo líder do rankingse não permanecer na posição em 2014, quando começa o novo ciclo olímpico. E, foi justamente come esse pensamento que a piauiense fez uma avaliação do desempenho em 2013.

Imagem: Leandra Benjamin / MPIX / Fotocom.netSarah Menezes mundial de judô.(Imagem:Leandra Benjamin / MPIX / Fotocom.net)Sarah Menezes mundial de judô.

- É preciso continuar com o mesmo foco desses últimos meses e procurar sempre melhorar, treinando mais e mais, tendo em vista que a partir de maio do próximo ano começa um novo ciclo para as Olimpíadas do Rio de Janeiro e novas regras vão entrar em vigor no judô, o que com certeza será preciso um período de adaptação – destacou a judoca.

Mas, o ano de 2013 foi de muitas vitórias para a Sarah. Das sete competições internacionais que a atleta disputou este ano, ela voltou para casa com seis medalhas, além de se manter como líder do ranking mundial na categoria até 48kg.

- É justamente isso o mais importante, pois neste nível que a Sarah se encontra é ideal que ela sempre esteja subindo ao pódio, ou seja, ficando entre as três primeiras colocadas para somar pontos no ranking mundial – disse Expedito Falcão, treinador da judoca.

Das seis medalhas internacionais que Sarah conquistou esse ano, somente uma não foi a cor esperada. Trata-se do bronze no Mundial de Judô, ocorrido no Rio de Janeiro. Ela entrou no tatame como o grande destaque da seleção que disputou 'em casa' a competição, pelo fato de ser a atual campeã olímpica. Mas, uma derrota na semifinal tirou a possibilidade de disputar a medalha inédita.

- Ainda não foi desta vez, mas fiquei muito feliz em conquistar minha terceira medalha de bronze em mundiais – pontuou Sarah, lembrando-se dos outros dois bronzes em Tóquio-2010 e Paris-2011.

Já o seu técnico tirou a pressão das costas da pupila e disse que 2014 será um ano de mais conquistas.

- Vamos continuar treinando e sei que a medalha de ouro no Mundial vai chegar. Já está chegando a hora dela ser campeã mundial, como ela foi olímpica. E isso vai acontecer naturalmente – concluiu Expedito.

Tópicos: ranking, sarah, judô