Sarah continua líder do ranking mundial após Grand Slam de Paris

14/02/2013 14h49


Fonte G1 PI

A judoca piauiense Sarah Menezes (-48kg) continua no topo do mundo. Porém, sua posição de líder do ranking está ameaçada após o Grand Slam de Paris, ocorrido no fim de semana. Com o quinto lugar na competição, a atual campeã olímpica somou apenas 100 pontos, enquanto que a japonesa Haruna Assumi, vencedora do torneio francês, garantiu mais 500 pontos.

Imagem: Fotocom/DivulgaçãoSarah Menezes continua no topo do ranking da Federação Internacional de Judô.(Imagem:Fotocom/Divulgação)Sarah Menezes continua no topo do ranking da Federação Internacional de Judô.

As informações são Federação Internacional de Judô (FIJ), que divulgou o novo ranking mundial da modalidade nesta quarta-feira (13). Nele, a diferença da líder Sarah Menezes para a segunda colocada é de apenas 28 pontos. A piauiense aparece com 1.498 pontos, contra 1.470 pontos da japonesa Haruna que, ao vencer em Paris, desbancou a belga Charline Van Snick da segunda posição. Van Snick agora aparece em terceiro com 1.048 pontos.

Já a judoca da Mongólia, Urantsetseg Munkhbat, que venceu Sarah na disputa pela medalha de bronze no Grand Slam de Paris, somou 200 pontos no ranking mundial, e agora aparece na oitava posição, com 702 pontos, 32 pontos a menos que a cubana Dayaris Mestre Alvarez, que vem logo em seguida na sétima posição. A vice-campeã olímpica, a romena Alina Dumitri, está na quarta colocação na tabela com 990 pontos.

Mas, apesar da aproximação das rivais, Sarah Menezes não apenas mantém a liderança no ranking mundial como continua sendo a única brasileira no topo da tabela. A piauiense agora só volta a lutar em abril, no Pan-Americano de Judô. Mesmo com a aproximação das rivais, o treinador da piauiense, Expedito Falcão, acredita que isso não atrapalha o novo ciclo olímpico da a judoca, visando as Olimpíadas Rio-2016.

- Não atrapalha a preparação. Pelo contrário, ela continua. Foi a primeira competição após as Olimpíadas de Londres e Sarah está treinando há apenas um mês. Ela pediu a participação no Grand Slam para poder se adaptar ao novo conjunto de regras adotadas pela FIJ. Isso também conta. É ter foco, cabeça erguida e acreditar sempre, assim como foi nossa trajetória até a medalha de ouro em Londres – avaliou o técnico.

A piauiense entrou para a história do judô brasileiro ao conquistar a medalha de ouro em Londres 2012, a primeira do país entre as mulheres da modalidade. Na final, a brasileira venceu a romena Alina Dumitru, campeã olímpica até aquele momento. A medalha foi a segunda entre as mulheres brasileiras em modalidades individuais – o primeiro ouro foi de Maurren Maggi, no salto em distância dos Jogos de Pequim 2008.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook