Sarah continua lÃder do ranking mundial após Grand Slam de Paris
14/02/2013 14h49Fonte G1 PI
A judoca piauiense Sarah Menezes (-48kg) continua no topo do mundo. Porém, sua posição de líder do ranking está ameaçada após o Grand Slam de Paris, ocorrido no fim de semana. Com o quinto lugar na competição, a atual campeã olímpica somou apenas 100 pontos, enquanto que a japonesa Haruna Assumi, vencedora do torneio francês, garantiu mais 500 pontos.Imagem: Fotocom/Divulgação
Sarah Menezes continua no topo do ranking da Federação Internacional de Judô.
Sarah Menezes continua no topo do ranking da Federação Internacional de Judô.As informações são Federação Internacional de Judô (FIJ), que divulgou o novo ranking mundial da modalidade nesta quarta-feira (13). Nele, a diferença da líder Sarah Menezes para a segunda colocada é de apenas 28 pontos. A piauiense aparece com 1.498 pontos, contra 1.470 pontos da japonesa Haruna que, ao vencer em Paris, desbancou a belga Charline Van Snick da segunda posição. Van Snick agora aparece em terceiro com 1.048 pontos.
Já a judoca da Mongólia, Urantsetseg Munkhbat, que venceu Sarah na disputa pela medalha de bronze no Grand Slam de Paris, somou 200 pontos no ranking mundial, e agora aparece na oitava posição, com 702 pontos, 32 pontos a menos que a cubana Dayaris Mestre Alvarez, que vem logo em seguida na sétima posição. A vice-campeã olímpica, a romena Alina Dumitri, está na quarta colocação na tabela com 990 pontos.
Mas, apesar da aproximação das rivais, Sarah Menezes não apenas mantém a liderança no ranking mundial como continua sendo a única brasileira no topo da tabela. A piauiense agora só volta a lutar em abril, no Pan-Americano de Judô. Mesmo com a aproximação das rivais, o treinador da piauiense, Expedito Falcão, acredita que isso não atrapalha o novo ciclo olímpico da a judoca, visando as Olimpíadas Rio-2016.
- Não atrapalha a preparação. Pelo contrário, ela continua. Foi a primeira competição após as Olimpíadas de Londres e Sarah está treinando há apenas um mês. Ela pediu a participação no Grand Slam para poder se adaptar ao novo conjunto de regras adotadas pela FIJ. Isso também conta. É ter foco, cabeça erguida e acreditar sempre, assim como foi nossa trajetória até a medalha de ouro em Londres – avaliou o técnico.
A piauiense entrou para a história do judô brasileiro ao conquistar a medalha de ouro em Londres 2012, a primeira do país entre as mulheres da modalidade. Na final, a brasileira venceu a romena Alina Dumitru, campeã olímpica até aquele momento. A medalha foi a segunda entre as mulheres brasileiras em modalidades individuais – o primeiro ouro foi de Maurren Maggi, no salto em distância dos Jogos de Pequim 2008.
Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local












