River-PI x América-RN pela Copa do Brasil terá torcida única após briga de organizadas dos clubes

22/02/2020 13h06


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Felipe Soares/GloboEsporte.comTorcedores do América-RN no campo.(Imagem:Felipe Soares/GloboEsporte.com)Torcedores do América-RN no campo.

Depois das cenas de violência de torcidas organizadas registradas em River-PI 2 x 3 América-RN, pela Copa do Nordeste, em Teresina, o Ministério Público Estadual do Piauí recomendou que a partida pela segunda fase da Copa do Brasil entre os clubes, marcada para a próxima quarta-feira, às 20h30, aconteça com torcida única.

O órgão recomendou que fossem disponibilizados apenas ingressos para os torcedores do clube mandante. A venda iniciou de forma antecipada.

O pedido foi expedido pela 32º Promotoria de Justiça de Teresina. Segundo o MP, a notificação foi endereçada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Federação de Futebol do Piauí (FFP) "com o objetivo de evitar novos conflitos entre as torcidas" de River-PI e América-RN, em Teresina. Ou seja, apenas os torcedores riverinos terão direito a comprar entradas, e a entrada de torcedores do Mecão está proibida.

- Por conta do histórico de problemas, em especial os ocasionados pela "Esporão do Galo", a Federação de Futebol do Piauí encaminhou o relatório da polícia para o Ministério Público, após os casos de violência protagonizados pelas torcidas de River-PI e América-RN. Após isso, a promotora expediu o documento pedindo que a torcida Esporão do Galo ficasse extinta por 120 dias. A promotora Graça Monte recomendou o jogo com torcida única para torcedores comuns e de organizadas. A federação repassou o pedido para o River-PI, para a Esporão do Galo e para a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol - explicou o coronel Jaime Oliveira, vice-presidente da Federação de Futebol do Piauí.

Em nota, o River-PI destacou que entende que "o futebol é democrático e precisa contar com a participação de todos, mas tendo em vista o acontecimento dos fatos passados, vai prezar pela segurança dos torcedores e a recomendação do Ministério Público deve ser atendida".

- O presidente do River Atlético Clube, Genivaldo Campelo, bem como a sua diretoria, entendem que o futebol é democrático e precisa contar com a participação de todos. Porém a segurança é um bem maior a ser preservado e a recomendação do Ministério Público deve ser atendida. A diretoria do River Atlético Clube bem como a sua comissão técnica e todo o seu elenco, trabalham para que no próximo dia 26 de fevereiro, possa ser realizado um grande evento esportivo sem maiores intercorrências no estádio Albertão - disse o River-PI, em nota.

No relatório da PM sobre as cenas de violência entre River-PI e América-RN, no Nordestão, o comandante de policiamento do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Wilton Sousa, relatou que a confusão começou com a explosão de fogos de artifício dentro do estádio.

- Durante o segundo tempo de jogo, alguém da torcida do River-PI, nós vimos claramente, disparou um foguete contra a torcida do América-RN. Nós constatamos, reforcei o policiamento para dar segurança à torcida do América-RN. Conversei com os representantes da torcida do América-RN e pedi para eles se ausentarem do estádio faltando cinco minutos por questões de segurança. Eu peguei quatro policiais e conduzi eles para o quartel da CIPTRAN, para que pudessem pegar seus veículos e irem para casa - relatou o comandante, acrescentando:

- Quando eu cheguei nas imediações, constatei aproximadamente 30 torcedores do River-PI, acredito, com pau e pedras, que começaram a jogar pedra nos policiais e nos torcedores do América-RN. Prontamente saquei a arma e efetuei alguns disparos, inclusive fui atingido por uma pedra no dedo, e eu com arma na mão fiz alguns para cima, para conter a torcida do River-PI que estava sem camisa, e atacou objetos. Isso foi o que eu constatei.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: clube, river, torcidas