River-PI denuncia esquema de venda ilegal de 3 mil ingressos e vai à polícia

14/10/2015 13h45


Fonte Globoesporte.com

A diretoria do River-PI vai formalizar na Polícia Civil do Piauí nesta quarta-feira uma denúncia de venda clandestina de ingressos no jogo do Tricolor contra o Lajeadense-RS, partida de ida das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, realizada no estádio Albertão, em Teresina. O clube recebeu um vídeo com imagens de um homem ainda não identificado, permitindo a entrada irregular de pessoas no setor da arquibancada popular da praça esportiva. Ele cobrou pelo acesso ao estádio sem a exibição dos bilhetes oficialmente comercializados. Nas contas dos dirigentes, algo próximo de três mil ingressos foram vendidos irregularmente.

- Esse vídeo foi encaminhado através de um grupo de torcedores via rede social, falando justamente da dificuldade e do “roubo” que estava acontecendo. Enviamos à equipe que coordena a entrada de sócio-torcedores no estádio, e essa pessoa (o homem das imagens) não foi identificada como da equipe. Tínhamos dificuldades, sabíamos da existência de buracos no Albertão e que os ratos estavam passando. De fato, eram portas abertas lá. O que houve foi um absurdo. A polícia tem que investigar para punir essa prática desonesta – explicou Elizeu Aguiar, presidente licenciado do Galo.

Na contagem oficial – somando todas as bilheterias dos três acessos do Albertão – foram 12.748 pagantes (público total de 15.024). Elizeu acredita que pelo menos 18 mil pessoas acompanharam a vitória do River-PI por 3 a 0. Sem a venda ilegal, que foi flagrada por um torcedor, o clube poderia ter uma renda bruta melhor dos R$ 257.030,00 arrecadados. As cadeiras de lá eram vendidas a R$ 20 (inteira), com direito à meia-entrada.

- Há uma fragilidade na venda, por isso vamos ter que descobrir o que é. O clube está marcando uma reunião com a Fundespi (órgão que administra o estádio) e a Federação de Futebol do Piauí para melhorar os aspectos de controle. Tem que evitar, acabar com esse comércio ilegal.

Imagem: Renan MoraisTorcida do River-PI(Imagem:Renan Morais)Torcida do River-PI

A desconfiança da entrada clandestina de torcedores no Albertão tinha sido levantada no jogo contra o Estanciano, pelas oitavas da Série D. Elizeu relatou que percebeu um público maior na arquibancada placar – mesmo local da venda irregular flagrada pelo vídeo. No entanto, o borderô indicou um número abaixo da expectativa: dos cinco mil colocados à venda, pouco mais de dois mil (2.096) foram adquiridos.

- Ficava essa interrogação. Tinha mais pessoas do que dinheiro quando se fechava a venda. Percebia que estava entrando gente de alguma forma, mas não sabia como. Fiquei frontal para a arquibancada placar e percebi que no intervalo o público que antes era pequeno crescia. Creio que há o seguinte esquema: no momento que há procura dá uma acalmada, acontece o relaxamento da fiscalização e pessoas abrem os portões, ganhando dinheiro em cima disso. Quem vende nessa forma desonesta já tem uma rotina – contou Elizeu.

Outras irregularidades foram encontradas pela diretoria tricolor e também serão denunciadas: a atuação de cambistas, ingressos falsos e a venda de cortesias não usadas por entidades. Ele completa:

- O homem flagrado abriu uma abertura na lateral de um dos pontos de venda de ingressos e vários torcedores pagam diretamente a ele para ter acesso. É um absurdo, quem faz futebol com dificuldades e vê um dinheiro que poderia ajudar o clube escapando dessa forma.

Imagem: Emanuele MadeiraLance de River-PI x Lajeadense-RS: vídeo flagra entrada irregular no estádio.(Imagem:Emanuele Madeira)Lance de River-PI x Lajeadense-RS: vídeo flagra entrada irregular no estádio.

Durante a semana pré-jogo, o River-PI fez campanhas de incentivo para turbinar o público no estádio Albertão. Com a renda, a diretoria esperava pagar uma das duas folhas de pagamento em atraso com os jogadores e comissão técnica. Com o dinheiro recebido, apenas 50% de um mês acabou quitado. Elizeu acredita em prejuízo para o clube.

- É um futebol tão pobre, necessitado que no momento de agonia, precisando de recursos, encontra-se essa facilidade que empobrece o clube. Fomos lesados. Quem promove o espetáculo é o público, é um evento privado. Não é justo você passar o tempo todo com dificuldade e, simplesmente, perceber que existe esse tipo de coisa na nossa frente, escapando pelas mãos. Nós podemos até nos sentir impotentes, temos que reagir.

Nas oitavas da Série D, o River-PI está próximo do acesso à terceira divisão do futebol brasileiro. A vitória de 3 a 0 em casa deixa os tricolores com uma boa vantagem no jogo da volta, na segunda-feira, em Lajeado, no estádio Alviazul.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: clube, ingressos, torcedores