Recuperada de lesão, Joelma reafirma sede por vaga olímpica na Rio 2016

26/12/2015 10h30


Fonte Globoesporte.com

Após um longo período de recuperação, Joelma das Neves está de férias e retornou as pistas do estádio Miguel Lima, em Timon, onde começou a correr aos 12 anos. Mas para uma atleta olímpica estar de próxima à família não significa estar de folga. E se o período de recesso antecedem o ano olímpico mais importante da vida dos brasileiros, ai é que não tem sossego mesmo. Uma lesão na coxa, após o tiro de largada da prova dos 400m no Pan-Americano de Toronto, fez com que Joelma parasse os treinos para fazer uma recuperação.

Literalmente em casa, na companhia da família, ela recarregar as energias e reforça a confiança junto daqueles que acompanharam seus primeiros passos. As mesmas pessoas que apoiaram e incentivaram o início da carreira no atletismo, observam Joelma ressurgir após um período difícil. Sua primeira lesão veio justo na prova em que ela mais se preparou. Após o Mundial, a busca era pelo índice olímpico, mas antes veio a queda.

- Todo mundo comenta e vem me pergunta a questão da lesão, mas para mim foi um aprendizado. Estava bem, entrei na competição focada, mas foi algo de repente. Passou, e eu voltei – tranquiliza a atleta.

Imagem: ReproduçãoJoelma Sousa é amparada após lesão na largada dos 400m dos Jogos Pan-Americanos de Toronto.(Imagem:Reprodução)Joelma Sousa é amparada após lesão na largada dos 400m dos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

O momento da lesão foi superado. Em 2015, a atleta termina o ano com sede de resultados melhores e entra em 2016 com foco nas Olimpíadas. São elas, as competições no Rio de Janeiro, que atualmente arrepiam a pele da velocista. Para quem foi para a casa dos outros em 2012, agora ela espera mais uma vez se superar, para dar orgulho em casa.

Enquanto isso, Joelma volta a ser o objeto de admiração dos atletas que, assim como ela, treinam na pista de brita do estádio Miguel Lima, que fica em uma cidade vizinha a Teresina, no Piauí, capital que a projetou nacionalmente. Se Joelma das Neves correu os 100m inspirada em Cláudio Roberto, hoje ela serve de inspiração para Lia Raquel que mudou sua prova dos 100m para os 400m. Gerações que inspiram novas gerações.

- Quando eu ainda corria nessa pista eu sempre falava que meu sonho era correr nas Olimpíadas. Estive em Londres e fiz o meu melhor e vou estar na próxima. Eu quero estar. O meu foco é, em 2016, brigar para estar na final. Eu já estive em nas Olimpíadas e eu sei como é o espírito, é gostoso. Eu me arrepio e vai ser mais gostoso ainda estar no seu país – conta.

Imagem: Emanuele MadeiraJoelma das Neves aproveita período de base para se preparar para 2016.(Imagem:Emanuele Madeira)Joelma das Neves aproveita período de base para se preparar para 2016.

Para chegar lá, Joelma sabe que é preciso muito trabalho. Será necessário superar muitas dores para sentir a sensação dos Jogos mais uma vez. Enquanto sonha com as imagens do futuro, Joelma tira daquela lesão a força para suportar os obstáculos e dar mais garra e sede na busca por esses objetivos.

- Não vou dizer que a lesão foi fatal. Para mim foi um aprendizado – encerra.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: atleta, joelma, lesão