Rafael Alves é bronze no Brasileiro de tênis de mesa e fica em 2º na categoria

07/11/2016 16h00


Fonte Globoesporte.com

O mesatenista piauiense Rafael Alves conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Verão disputado no domingo, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. O resultado histórico do atleta se tornou o segundo maior feito de um jogador nascido no Piauí em torneios nacionais - o voo mais alto foi dado por ele próprio, quando conquistou a prata na etapa de inverno em Fortaleza, em maio. O terceiro lugar no pódio foi garantido após a derrota por 3 sets a 0 para o paulista Felipe Mei na semifinal da categoria absoluto.

Diante de rivais de nível técnico elevado na primeira fase, Rafael Alves conseguiu se classificar em segundo lugar no seu grupo ao conquistar duas vitória e sofrer apenas uma derrota. No mata-mata decisivo, o jogador piauiense despachou três rivais até garantir a medalha ao chegar na semi. Contudo, a uma vitória da decisão, Rafael não conseguiu segurar o rival de São Paulo, que acabou se tornando campeão do torneio.

- Esse Brasileiro foi um dos mais competitivos que participei da minha vida. Muita pedreira, muito competitivo. Bronze com o gosto do ouro. Por maior que seja, não há obstáculo que não possa ser superado - comentou o jogador.

Imagem: Arquivo PessoalRafael Alves garante pódio na etapa de verão do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa 2016.(Imagem:Arquivo Pessoal)Rafael Alves garante pódio na etapa de verão do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa 2016.

O terceiro lugar de Rafael Alves, em Chapecó, se soma à medalha de prata obtida em Fortaleza. O desempenho geral na temporada coloca o mesatenista como vice-líder de sua categoria.

- Foi um feito importantíssimo. Se ele tivesse começado a disputar competições nacionais desde garoto, estaria bem mais longe. Ele começou tarde, mas hoje é espelho. É um atleta que treina no Piauí chegando longe em competições nacionais. Ele vai ser sempre nossa referência. Ele mostra que o Piauí tem potencial - destacou Jadelson Ribeiro, presidente da Federação Piauiense de Tênis de Mesa.